O golpe de 1964, de militares e políticos civis, beneficiou:
a população, com a redução das desigualdades e garantia de liberdade; | 13,02% (47 voto(s)) |
a educação, com o aumento da qualidade do ensino público; | 6,37% (23 voto(s)) |
os trabalhadores, pois houve aumento do emprego e salário; | 8,31% (30 voto(s)) |
empresários e latifundiários, que até hoje controlam a economia; | 72,3% (261 voto(s)) |
Comentário do Historianet
As diversas acusações de corrupção que surgiram ao longo dos últimos anos tem alimentado grande indignação em parcela expressiva da sociedade. Acreditamos que grande parte das acusações sejam procedentes e devam ser investigadas, com a punição aos responsáveis.
No entanto, percbemos que, indiretamente, cria-se uma "verdade paralela": a de que antes não havia corrupção.
Essa é a ideia que a grande imprensa passa propositalmente, pois apoia os projetos de governo do PSDB. Por isso o livro chamado "A Privataria Tucana" não é divulgado, apesar de vender milhares; por isso ninguém diz que a raposa Sarney e seu partido apoiaram o governo de FHC, por isso se esquecem que, se o latifundiário do Maranhão está neste governo, o latifundiário da Bahia, a também raposa Antoni Carlos Magalhaes (falecido) esteve no governo do PSDB.
A corrupção está nas entranhas do poder e essa estrutura de poder foi deformada durante o regime militar. Os políticos de hoje ou de uma década atrás foram formados dentro da estrutura criada pelos militares e seu partido político, a ARENA.
Mas quem apoiava e participava da ARENA?
Quais os interesses civis envolvidos no apoio ao golpe militar a à ditadura que se seguiu?
Existe relação entre esse movimento e a Guerra Fria?; mas a guerra fria foi real, ou uma ilusão que interessava aos países imperialistas ?
Será que os militares eram "homens maus"?;
É de conhecimento público a articulação de generais com o governador de Minas Gerais Magalhaes Pinto para o golpe. Mas quem era Magalhães Pinto?. Governador ou Banqueiro?
Durante o período militar a corrupção foi ampliada e se formaram estruturas que a ampliaram, mas obviamente não havia imprensa para denunciar, pois parte era a favor do governo e parte estava sileciada pela censura.
Quando a estrutura ditatorial começou a ruir, o principal foco da oposição foi a busca da liberdade e de direitos e não as denúncias de corrupção. Parece que a corrupção nasceu depois.