Sobre o absolutismo pode-se considerar que é:
o Rei controla o Estado e o governa com poderes pessoais | 20,11% (72 voto(s)) |
o Estado é absolutista, controlado pela nobreza e clero | 11,73% (42 voto(s)) |
o poder do Rei reflete a ascensão da burguesia e decadência da nobreza | 5,03% (18 voto(s)) |
o Rei tem o poder total em suas mãos e governa como quiser | 63,13% (226 voto(s)) |
Comentário do Historianet
Aparentemente simples, a questão do absolutismo possibilita importante discussão acerca do poder, discussão essa que se reflete em quesões atuais, pois não se limita a uma questão pessoal ou de um determinado tempo - a idade moderna - mas sobre a natureza do Estado e do governo.
Normalmente aprendemos que o absolutismo, como o nome sugere, identifica uma situação de poder total concentrado. Concentrado nas maõs do Rei. Essa a ideia tradiconal e aparentemente indiscutível.
O poder está concentrado no Estado e o governante representa o Estado. No entanto nenhum homeme governa sozinho, os governos - ao longo da História - refletem os interesses de classes ou de instituições e grupos bem definidos, mesmo com contradições.
Achar que o "Rei absolutista" governa de maneira pessoal é ter a concepção de que, por vontade própria, pode fazer o que quiser, no momento que quiser.
Quando olhamos para o Estado absolutista percebemos uma estrutura que foi construída gradualmente e a maioria dos estudantes parte de uma concepção equivocada, de que no final da Idade Média a centralização foi possível porque a nobreza estava em declínio.
Por incrível que pareça, o estudante fará um pequeno questionamento apenas quando o absolutismo for derrubao pela Revolução Francesa, eliminando os privilégios da nobreza e clero; e aí você se pergunta: quais eram os privilégios? cargos políticos. Isso significa que a nobreza estava no poder? sim. Desde quando? sempre.
Então o que era o Estado absolutista que a Revolução derrubou? um Estado sob cntrole da nobreza e do clero, que são os principais grupos que apoiam essa fórmula política desde sua origem.
Em sua origem o Estado absolutista também foi a poiado pela burguesia, interessada nas riquezas que a expansão marítima poderia proporcionar.
Essas são as classes ou instituições que definem o absolutismo.