HISTORIANET

Notícias

Estatais se reúnem pela educação

Programas como o Brasil Alfabetizado, a Escola Aberta e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) ganham reforço pela parceria com estatais. Ontem, dia 5, representantes do Ministério da Educação e de algumas entidades, entre elas, as Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), o Banco do Brasil e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), se reuniram no Fórum das Estatais pela Educação para debater sobre o engajamento de toda a sociedade nas questões educacionais.

A parceria com as estatais propiciou o mapeamento do território nacional e ajudou a redesenhar o Brasil Alfabetizado, de acordo com o coordenador-geral de alfabetização da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Kléber Rocha.

No programa Escola Aberta, segundo a coordenadora nacional do programa, Natália Duarte, os convênios ajudaram na reforma de escolas e implantação de projetos em inúmeros estados do país. Já o coordenador-geral da UAB, Celso Costa, explicou que as cooperações também foram fundamentais para a Universidade Aberta. Segundo ele, um curso-piloto de administração a distância pôde ser implantado, assim como um pólo em Itaipu e várias articulações no Pará.

Inovação

“O fórum é inovador por romper limites de vínculos funcionais. Convocamos as estatais a pensar além de temas coorporativos, porque elas também são instrumentos de Estado e têm responsabilidade em questões sociais”, afirma o coordenador-geral do fórum e reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Mello. Para ele, as idéias inovadoras que surgem nos debates são fundamentais para dar grandes saltos na educação.

O secretário de educação superior do MEC, Ronaldo Mota, citou a criação da UAB, que foi amplamente debatida no fórum antes de ser implantada, como um dos exemplos de efetividade do espaço de discussões. “Acaba de ser instalado um pólo da UAB no Japão e 300 mil brasileiros que estão lá serão beneficiados. Essa ação só foi viável porque o fórum das estatais existiu”, destaca.

Durante o encontro, foram assinados termos aditivos aos acordos de cooperação técnica firmados em julho deste ano pelo MEC e as estatais.

Fonte: Portal MEC

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET