Cantar a História
Cantar a História
Educadora propõe o uso da MPB para ensinar História do Brasil
Por Elisa Marconi e Francisco Bicudo
Marli de Oliveira gosta de se definir como "professora e pesquisadora da Música Popular Brasileira". E foi unindo essas duas vertentes que a educadora, que leciona História do Brasil na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente José Maria de Oliveira Pinto, na zona oeste da capital paulista, criou, desenvolveu e vem aplicando um método bastante especial para ministrar suas aulas.
Ela lembra que a História pode ser ensinada por meio de distintas linguagens, fotos, cinema, vestuário, ciência e que usar esses recursos é uma maneira eficiente e interessante de dar significado aos conteúdos que precisam ser ensinados. Dentre todas essas possibilidades, não esconde sua preferência: apaixonada por música do Brasil desde muito pequena, escolheu as canções para cumprir esse papel pedagógico.
O método idealizado por Marli já não está mais restrito apenas às suas turmas - ela vem repassando, ensinando e motivando educadores a aplicar suas experiências. Para a especialista, os resultados são muito animadores, e vão da aprovação com notas altas de cerca de 40% dos seus alunos, até a conquista do prêmio Paulo Freire de Educação, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, em setembro de 2006.
Marli conta, em entrevista, como concebeu suas estratégias didáticas e dá detalhes sobre como será o curso que vai dar para professores no SINPRO-SP, em agosto. Clique aqui para ler.