HISTORIANET

Notícias

Cantar a História

Cantar a História
Educadora propõe o uso da MPB para ensinar História do Brasil

Por Elisa Marconi e Francisco Bicudo

Marli de Oliveira gosta de se definir como "professora e pesquisadora da Música Popular Brasileira". E foi unindo essas duas vertentes que a educadora, que leciona História do Brasil na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente José Maria de Oliveira Pinto, na zona oeste da capital paulista, criou, desenvolveu e vem aplicando um método bastante especial para ministrar suas aulas.


Ela lembra que a História pode ser ensinada por meio de distintas linguagens, fotos, cinema, vestuário, ciência e que usar esses recursos é uma maneira eficiente e interessante de dar significado aos conteúdos que precisam ser ensinados. Dentre todas essas possibilidades, não esconde sua preferência: apaixonada por música do Brasil desde muito pequena, escolheu as canções para cumprir esse papel pedagógico.


O método idealizado por Marli já não está mais restrito apenas às suas turmas - ela vem repassando, ensinando e motivando educadores a aplicar suas experiências. Para a especialista, os resultados são muito animadores, e vão da aprovação com notas altas de cerca de 40% dos seus alunos, até a conquista do prêmio Paulo Freire de Educação, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, em setembro de 2006.


Marli conta, em entrevista, como concebeu suas estratégias didáticas e dá detalhes sobre como será o curso que vai dar para professores no SINPRO-SP, em agosto. Clique aqui para ler.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET