HISTORIANET

Livros

O encontro da revolução com a História

Autor: Valério Arcary
Edição Conjunta: Xamã Editora e instituto José Luis e Rosa Sundermann

Este é um livro para quem não concebe o futuro como mera continuidade linear do presente e para quem contempla descontinuidades, mutações e rupturas como possibilidades reais e até mesmo desejadas.

O novo livro de Valério Arcary traz uma coletânea de ensaios que desafiam hipóteses, teorias e interpretações políticas levantadas e discutidas pelos principais historiadores e críticos do "pós-marxismo". A obra nos convida a investigar em profundidade os conceitos centrais, que organizam os fatos históricos e nos fornecem explicações. Sobretudo, as respostas para os rumos do mundo que o autor oferece não são apenas academicamente importantes, mas, sim, relevantes para a ação política.

Com o rigor do historiador e a ousadia dos revolucionários, Valério Arcary – que também é autor de As esquinas perigosas da História, - desenvolve a instigante combinação de clareza analítica do processo histórico com a bagagem adquirida em anos de militância, dedicada a enfrentar o desafio da construção de uma teoria transformadora para o século XXI.

Recusando uma análise abstrata ou dogmática, os desafios teóricos do nosso tempo são enfrentados de forma criativa. Demonstrando como na história se combinam períodos em que predominam desenvolvimento processuais e outros que primam por mutações, Valério discorre sobre as possibilidades geradas a partir das crises capitalistas. Com um pensamento marcado pela originalidade, cada parágrafo traz a força de suas convicções e a preocupação em construir estratégias.

Enfrentamos um esgotamento das formas tradicionais de apreciar a situação política. Um novo ciclo se anuncia e exigirá muita ousadia.

As lições da história estão em debate e Valério enfrenta o desafio de construir teoria com estilo franco e direto que sempre marcou os revolucionários. Lê-lo é fundamental para os que não perderam a confiança na humanidade.

Ricardo Gebrim
Coordenador do movimento Consulta Popular


Você encontra esse livro na Xamã Editora

Ou nas grandes livrarias

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET