HISTORIANET

Notícias

Estatuto dos Museus

Brasil pode ter em breve Estatuto dos Museus

O Brasil poderá ter, em breve, um importante instrumento para o trabalho de preservação de seu patrimônio histórico e cultural. O projeto de lei que cria o Estatuto dos Museus (PL 7568/2006) está em tramitação na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

O estatuto tem por objetivo regulamentar esse setor. Ele já passou por debates no Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e entre a própria comunidade museológica.

O documento define diretrizes como segurança, preservação, conservação e restauração dos bens culturais, além do dever do poder público no estabelecimento de mecanismos de fomento e incentivo do setor. Também estabelece diretrizes para criação, fusão e extinção de museus e a caracterização de museus públicos.

O diretor do departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), José do Nascimento Júnior, ressaltou que o estatuto representa uma conquista de todo o setor, na medida em que "moderniza a gestão e os processos de preservação dos acervos de museus brasileiros".

Para o presidente da Associação Brasileira de Museologia (ABM), Adolfo Samyn, o documento atende a todos os segmentos do setor. "O estatuto é capaz de atender essa diversidade porque abrange os museus pequenos, os museus comunitários e ecomuseus, ou seja, abarca novas composições museológicas de uma forma amplamente democrática".

Fonte: Agência Brasil

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET