Um passeio pela África
AUTOR: ALBERTO DA COSTA E SILVA
ilustrador: Rodrigo Rosa
EDITORA: Nova Fronteira
nº de páginas: 80
preço: R$24,90
formato: 15 x 23
Angola, Guiné, Costa do Marfim, Senegal, Congo. Em Um passeio pela África, primeiro livro infanto-juvenil do embaixador e acadêmico Alberto da Costa e Silva, os jovens brasileiros Zezinha, Gustavo e Inácio se aventuram por um continente que, na maioria das vezes, conhecemos apenas dos Atlas geográficos. Maior africanista do país e autor do clássico A enxada e a lança, Costa e Silva propõe um delicioso roteiro em que olha para o passado africano — mostrando as diferenças culturais entre os vários povos que vieram para o Brasil como escravos e ajudaram a formar nossa cultura — mas também aponta para o futuro. Fugindo dos clichês, ele revela para os jovens leitores uma África urbana e moderna, sem deixar de destacar as peculiaridades de cada país visitado por seu trio de personagens.
"Um passeio pela África" conta com as ilustrações de Rodrigo Rosa. Multicoloridas, elas enfatizam a imagem de um continente vibrante e plural, destacada pelo autor.
Sobre o autor
ALBERTO DA COSTA E SILVA é poeta, ensaísta, memorialista e diplomata, e considerado um dos mais conceituados especialistas em assuntos africanos. Sua bibliografia nessa área inclui, além de A enxada e a lança, A manilha e o libambo: a África e a escravidão, de 1500 a 1700 (que recebeu o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Biblioteca Nacional), Um rio chamado Atlântico: a África no Brasil e o Brasil na África, Francisco Félix de Souza, mercador de escravos e Das mãos do oleiro: aproximações e seu primeiro livro para jovens, Um passeio pela África, todos publicados pela Nova Fronteira. Diplomata de carreira, Alberto da Costa e Silva serviu durantes anos na África, onde conheceu mais de 15 países. Em 1960, esteve na independência da Nigéria, para onde retornou dezenove anos depois, como embaixador do Brasil. Em seguida, serviu na República de Benim. Passados dois anos de sua remoção para outro posto diplomático, seu trabalho de aproximação entre o Brasil e a África foi reconhecido com a concessão do título de doutor honoris causa pela Universidade Obafemi Awolowo, de Ifé, na Nigéria, uma das mais importantes instituições acadêmicas do continente. Alberto da Costa e Silva foi distinguido com o Prêmio Juca Pato, pela União Brasileira de Escritores e a Folha de São Paulo, como o Intelectual do Ano de 2003. É membro da Academia Brasileira de Letras.
“Ilustração de Rodrigo Rosa”