HISTORIANET

Notícias

Expedição arqueológica brasileira em Israel

Missão científica brasileira viaja, no dia 2 de agosto, para o sítio arqueológico de Apollonia-Arsuf, localizado na cidade de Herzliah, distante 15 km de Tel Aviv, Israel, para realizar escavações e investigações históricas na região. A expedição, coordenada por Francisco Mashall, professor do Núcleo de História Antiga da UFRGS, é integrada por 13 participantes entre pesquisadores, alunos de graduação e doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também participam a Universidade Federal Fluminense (UFF ) e a Universidade de São Paulo (USP) que, em parceria com a Universidade de Tel Aviv darão continuidade ao “Projeto Apollonia”, que pretende resgatar séculos de diversidade histórica e cultural do local. A missão brasileira permanece em Israel até o dia 31 de agosto.

O Projeto Apollonia foi criado em 1998 e já realizou cinco expedições científicas a Apollonia com o objetivo de extrair do solo da costa israelense vestígios de cerca de 18 séculos de história, compreendendo as civilizações fenícia, persa, greco-helenística, judaica, romana, bizantina, árabe e otomana, destacando-se as marcas da ocupação européia da Palestina durante as Cruzadas. As ruínas de um castelo e uma estrutura arquitetônica romana de grandes dimensões cujos vestígios apontam ser uma villa marítima emergem das areias costeiras de Apollonia, como produto das escavações conjuntas das equipes israelenses e brasileiras. Esta sexta expedição dará continuidade às escavações nestes locais.

O Projeto Apollonia conta, ainda, com grande acervo de imagens, coletadas por fotógrafos profissionais que integram a equipe de pesquisa, incluindo não apenas o registro das escavações, mas também as características naturais e culturais de diferentes locais e povos do Oriente Próximo.

Mais informações: http://www.ufrgs.br/antiga

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET