HISTORIANET

Notícias

V Ciclo de Palestras do Arquivo Público Mineiro

Ainda são pouco exploradas as potencialidades do uso de documentos históricos na sala de aula. O objetivo do V Ciclo de Palestras do Arquivo Público Mineiro é o de divulgar pesquisas e formas de treinamento que tornem isso possível. A Profa. Dra. Thais Nivia de Lima e Fonseca, Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa e especialista no tema – sendo autora dos livros: 1) História & Ensino de História; 2) História e historiografia da Educação no Brasil; 3) Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História – analisará, em sua palestra de abertura, a importância de os alunos do ensino fundamental e médio se familiarizarem desde cedo com a leitura de textos de época, como forma de aprenderem História, ao mesmo tempo em que conhecem alguns dos principais procedimentos de pesquisa utilizados pelos historiadores para reconstruírem o passado.

Na segunda etapa, Maria José Ferro de Sousa e Maria Teresa Gonçalves Pereira, pesquisadoras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), se encarregarão de ministrar o treinamento na leitura paleográfica, a partir de exemplos de documentos relacionados à escravidão em Minas Gerais no século XVIII. Aos participantes do treinamento serão apresentadas cópias dos originais de cartas de alforria (ou seja, de libertação de escravos). A partir de uma série de exercícios e procedimentos serão reveladas as principais etapas relacionadas à leitura desses documentos e de seu possível uso em sala de aula.

Numa terceira etapa, Profa. Thábata Araújo de Alvarenga, Mestre em História pela Universidade de São Paulo e professora do Centro Universitário Newton Paiva, se encarregará do treinamento relativo à montagem de apostilas com documentos históricos de Minas Gerais colonial. Dessa forma, essa etapa concluirá a relativa às discussões teóricas e ao treinamento de leitura paleográfica, indicando para os participantes as principais etapas para elaboração de material didático com fontes históricas.
Aos participantes será distribuído pasta, com material relativo ao treinamento e com CD-rom com documentos históricos para uso dos alunos do ensino fundamental e médio.
Segue abaixo a programação do V Ciclo de Palestras do Arquivo Público Mineiro.


V Ciclo de Palestras do Arquivo Público Mineiro

O documento na sala de aula: leitura paleográfica
e produção de material didático


Data: 7 e 8 de agosto de 2006
Local: Auditório da Biblioteca Estadual Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21

Programação:

Dia 7
9: 30 -10:20. Palestra: “O documento na sala de aula”, Prof. Dra. Thais Nivia de Lima e Fonseca (UFMG).
10: 30 – 12:00. Treinamento em leitura paleográfica I, Maria José Ferro de Sousa e Maria Teresa Gonçalves Pereira (UFOP).
14:00 –18:00. Treinamento em leitura paleográfica II, Maria José Ferro de Sousa e Maria Teresa Gonçalves Pereira (UFOP).

Dia 8
9:30 -12:00. Treinamento na elaboração de apostilas de história de Minas Gerais, Profa. Thábata Araújo de Alvarenga (Centro Universitário Newton Paiva)

Inscrições até o dia 04 de agosto
Valor: R$10,00
Local de Inscrição: Arquivo Público Mineiro
Avenida João Pinheiro, 372
Telefone: 3269-1167
e-mail: daip.apm@cultura.mg.gov.br

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET