HISTORIANET

Notícias

Fuvest

A Fuvest, responsável pela organização e realização do vestibular para o ingresso na Universidade de São Paulo, anunciou mudanças para a primeira fase do próximo vestibular, que se realizará em 26 de novembro de 2006.

A mudança formal determina a redução do número de testes, de 100 para 90 exercícios de múltipla escolha, mantidas as mesmas cinco horas para realização da prova.
A mudança significativa, a inclusão de testes caracterizados pela interdisciplinaridade. Essa é uma tendência que já se apresentava, apesar de não estar ainda totalmente clara. Segundo Selma Garrido Pimenta, "o conceito do vestibular mudou e o que importa agora é avaliar os conhecimentos gerais do aluno". Ainda segundo Selma, "vamos passar a cobrar raciocínio e uma postura crítica com relação ao conhecimento e não acúmulo de conhecimento".

Dessa maneira o vestibular da Fuvest se aproxima do modelo adotado pelo ENEM (exame nacional do ensino médio), que possui questões interdisciplinares e interpretativas, assim como das orientações do Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, do MEC.

Um vestibular com uma nova cara já era uma tendência apontada pelo professor Cláudio Recco, coordenador do HISTORIANET, em artigo para a Revista Desvendando a História, na edição 9, "Os doze exercícios propostos inovaram, com maior ou menor intensidade, quanto à abordagem da história, prevalecendo a história comparada, e exigindo dos candidatos um conhecimento mais profundo, dispensando o conhecimento factual".

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET