HISTORIANET

Vestibulares

História e Vestibular - Gabarito

O HISTORIANET publica as orientações de respostas referentes ao livro História e Vestibular, de autoria do prof. Cláudio Recco.

No final de cada capítulo do livro existe um pequeno roteiro de estudos e algumas questões

As respostas que ora apresentamos não são definitivas, são apenas orientações, destacando seus elementos mais importantes. Convém aos professores construir as respostas junto com seus alunos.

Capítulo 1 - Humanidade combina guerra e desenvolvimento

Questão 1
Resposta: Podemos analisar a situação do ponto de vista ateniense e perceber que a cidade era a maior potência econômica da época e uma das mais ameaçadas pelo expansionismo persa. Ao mesmo tempo, Esparta tinha como característica o militarismo devido a preocupações internas - preservar a escravidão, evitando revoltas - e não porque tenha desenvolvido uma mentalidade imperialista.


Questão 2
Resposta: as principais transformações socioeconômicas em Atenas se processaram no século VII a.C., com a expansão do comércio e o enriquecimento dos mercadores, o desenvolvimento do escravismo e a marginalização da massa camponesa. Essa situação alterou a correlação de forças e acentuou a luta de classes, fazendo com que as reivindicações contrárias aos privilégios da elite se radicalizassem. No entanto, ao longo do tempo, esse movimento foi comandado pela nova elite mercantil, que procurou utilizar a força dos camponeses para ampliar os direitos políticos na cidade, sem alterar as estruturas.

Questão 3
A questão pede a elaboração de um texto, com objetivo de desenvolver o exercício da escrita, preocupado com a organização das idéias, não apenas em sua seqüência cronológica, mas acompanhando o desenvolvimento político, compreendendo as razões que determinaram as mudanças polítcas, destacando que, apesar da história destacar as realizações de Drácon, Sólon e Clístenes, esses homens devem ser percebidos em seus contextos.

Questão 4
A resposta deve seguir as mesmas orientações da questão anterior, sendo que esta se preocupa com os elementos econômicos, enquanto aquela privilegiou os elementos políticos. Nessa questão o "espaço" é mais amplo, pois se inicia no século VII a.C. e desemboca no século V a.C. quando das conquistas e apogeu ateniense.
Destaca-se os interesses mercantis de participação política e posteriormente de expansão dos horizontes mercantis.

Questão 5
A comparação deve analisar o biômia Guerra - Desenvolvoimento e perceber que, em muitos momentos da história, o desenvolvimento de uma determinada nação esteve associado ao processo de dominação e de exploração de outros povos. Os dominadores sempre se utilizaram de argumentos que procuravam caracterizar sua superioridade civilizatória, ao mesmo tempo que se utilizam de um processo discricionário em relação aos dominados, vistos como "bárbaros".

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET