HISTORIANET

Notícias

O Ministério da Educação

MEC pede que municípios elaborem planos de Educação

O Ministério da Educação (MEC) encaminhou na última sexta-feira, dia 20 de janeiro, correspondência aos prefeitos de todo o país para reforçar a importância dos planos municipais de educação. De acordo com o ministro Fernando Haddad, os planos são uma exigência legal e serão essenciais após a aprovação do novo Fundo da Educação Básica (Fundeb). "Com a aprovação do Fundeb, é necessário que haja um planejamento maior para a utilização dos recursos", afirma Haddad.

Para o ministro, a preocupação fica apenas concentrada na questão dos recursos - valores, aplicação -, deixando-se de levar em conta expedientes formais importantes, como a constituição dos conselhos municipais e dos planos municipais de educação.

Pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no ano passado revelou que a grande maioria das cidades brasileiras não implantou ainda um planejamento educacional. O levantamento teve resposta de 2.122 municípios - menos da metade do total. Segundo a presidente da Undime, Maria do Pilar Lacerda, apenas 28% deles já elaboraram o Plano Municipal de Educação, 44% estavam no início ou em processo de elaboração e 19% nem pensavam em implantá-lo.

"Para nós da Undime, esse quadro é preocupante, porque a qualidade da escola pública, comprometida com a inclusão, precisa de um plano pactuado e elaborado com a sociedade civil, e o plano municipal de ensino é esse espaço", afirma Pilar. A lei brasileira não estabelece prazos para a elaboração do Plano Municipal de Educação, mas determina que ele seja aprovado pela câmara de vereadores.

Fonte: Portal MEC

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET