HISTORIANET

Notícias

Programa Brasil Alfabetizado

Programa Brasil Alfabetizado aumenta parcerias

O Programa Brasil Alfabetizado provocou este ano um crescimento da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), estados e municípios para combater o analfabetismo. Atualmente, há 590 parceiros, contra 331 do ano passado. A quantidade de alunos também aumentou em algumas regiões. No Rio Grande do Norte, um dos 22 estados que oferecem o programa, o número de alfabetizandos cresceu de 56.912 em 2004 para 84.475 este ano.

Segundo o coordenador do Brasil Alfabetizado, Tancredo Maia, a ação em conjunto é importante para estimular a continuidade da formação no ensino de jovens e adultos. “Esses parceiros são responsáveis pela continuidade da educação de jovens e adultos (EJA). O aumento de parceiros ocorreu pela mobilização que o MEC fez junto a secretários de educação e prefeitos, ao mostrar a importância da alfabetização e da continuidade”, disse Maia.

Na avaliação da secretária de Educação de Natal, Justina de Araújo Silva, a continuidade da parceria leva ao crescimento do número de alfabetizados a cada ano. “Estamos contribuindo para acabar com o analfabetismo funcional no país, melhorando o nível de escolaridade e resgatando uma dívida que o estado brasileiro tinha com eles”, afirmou.

Estados e municípios têm até o dia 15 deste mês para cadastrar alfabetizadores e alfabetizandos no Ministério da Educação. A meta do MEC para 2005 é atender 2,2 milhões de brasileiros, com recursos de R$ 220 milhões. No ano passado, foram atendidos 1,7 milhão de jovens e adultos.

Exemplo

A novela América, da Rede Globo, mostrou o empenho de um adulto em aprender a ler e escrever. Na segunda-feira, dia 31 de outubro, foi ao ar o capítulo em que o personagem Carreirinha consegue assinar o nome em seu casamento. A autora, Glória Perez, retratou o desenvolvimento de um homem que foi alcoólatra e acabou regenerado e satisfeito ao se tornar independente, capaz de ler e escrever.

Fonte: Portal MEC

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET