HISTORIANET

Notícias

Senadores lançam manifesto pela Educação

Os senadores da República lançaram na última terça-feira, dia 11, um manifesto em apoio à educação brasileira, durante sessão especial destinada aos dias da criança e do professor, comemorados em 12 e 15 de outubro, respectivamente. O documento convoca a sociedade para converter a educação em prioridade não apenas do Estado, mas de todos os brasileiros.

“Governo e educadores, instituições e sistemas de ensino, políticos, lideranças de todos os setores: só um pacto nacional pela educação básica, fomentado por uma consciência engajada da sociedade civil, pode mobilizar todos, exigindo o cumprimento de metas de educação”, diz o manifesto.

Para o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), um dos responsáveis pela elaboração do documento, a iniciativa é importante porque trata a educação como uma questão suprapartidária. “Apesar das diferenças políticas e ideológicas típicas do Parlamento, todos os senadores assinaram o manifesto”, comemorou.

Representante do Ministério da Educação na solenidade, o secretário de educação básica, Francisco das Chagas, reforçou o valor da ação proposta pelos senadores para formar um pacto pela melhoria da qualidade da educação no país.

Esforço

De acordo com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), se a escola não oferecer uma educação de qualidade a crianças e jovens, todo o esforço do governo será inútil. “É preciso reconhecer o trabalho do professor, oferecer melhores salários, cursos de capacitação e melhorar as condições estruturais da escola”, enumerou.

Calheiros lembrou que a aprovação do Fundo da Educação Básica (Fundeb) pelo Congresso Nacional vai possibilitar um avanço educacional, com o financiamento de toda a educação básica, ao contrário do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que atende apenas o ensino fundamental.

Fonte: Portal MEC

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET