Introdução - História e Vestibular
APRESENTAÇÃO
Nos últimos anos o ensino no Brasil sofreu mudanças significativas, com a ampliação do número de instituições de ensino superior, de cursos oferecidos e de vagas. No entanto esse aumento ocorreu principalmente nas universidades e faculdades privadas, fato que ainda mantêm a maior parte dos jovens brasileiros fora do terceiro grau, uma vez que as mensalidades encontram-se em um nível ainda inacessível para a maioria.
Ao mesmo tempo a Universidade Pública preservou sua função de formação profissional e de pesquisa, mantendo o status de “melhor” em relação às demais.
Apesar das novas formas de avaliação introduzidas no ensino, em especial o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o vestibular continua a ser a principal forma de acesso do jovem à universidade e, de forma geral, preserva suas características tradicionais. Porém as principais universidades públicas do país utilizam avaliação discursiva em parte ou todo o vestibular, tornando-o mais exigente e seletivo.
A preparação para o vestibular na área de História envolve não apenas o conhecimento formal, ministrado em sala de aula, mas o raciocínio crítico e a uma postura “cidadã”, consciente, acerca dos elementos sociais atuais. As novas diretrizes do ensino valorizam a interdisciplinaridade com o intuito de promover um ser social e global. As questões que abordam temas da “atualidade” não pretendem saber se o vestibulando tem conhecimento dos principais acontecimentos da história atual, mas principalmente avaliar se possuí compreensão e condições de construir uma opinião acerca de sua própria história social.
Os principais vestibulares do país têm elaborado questões de história comparada. Não é possível ler uma questão e determinar que ela se refere a um ou outro capítulo de um livro ou de uma apostila, as questões se utilizam, em seu enunciado e suas alternativas – quando testes – de elementos históricos variados, combinando características do desenvolvimento de diversas sociedades, exigindo do vestibulando a compreensão das transformações ao realizar comparações entre sociedades que viveram na mesma época ou não.
Para elaborarmos História e Vestibular, analisamos as últimas provas de diversas universidades com o objetivo de perceber quais as tendências seguidas pelas bancas examinadoras. Nesse sentido, cada capítulo aborda um tema específico, importante nos últimos exames e estabelece relações comparativas. Nos baseamos também na experiência da sala de aula, nestes últimos 17 anos como professor de curso pré vestibular.
Essa obra foi idealizada a partir dos textos que foram elaborados para o caderno FOVEST, da Folha de São Paulo. Cada um dos capítulos possui um texto principal, complementado com 3 outras partes, a saber: Contexto; Outros Tempos e Roteiro de Estudos.
A parte final de cada capítulo apresenta um roteiro de estudo esquemático e propõe algumas questões para o leitor, que o levem a reflexão sobre o tema e suas possíveis relações. As orientações de respostas se encontram no site do Historianet.