HISTORIANET

Vestibulares

Introdução - História e Vestibular

APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos o ensino no Brasil sofreu mudanças significativas, com a ampliação do número de instituições de ensino superior, de cursos oferecidos e de vagas. No entanto esse aumento ocorreu principalmente nas universidades e faculdades privadas, fato que ainda mantêm a maior parte dos jovens brasileiros fora do terceiro grau, uma vez que as mensalidades encontram-se em um nível ainda inacessível para a maioria.
Ao mesmo tempo a Universidade Pública preservou sua função de formação profissional e de pesquisa, mantendo o status de “melhor” em relação às demais.
Apesar das novas formas de avaliação introduzidas no ensino, em especial o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o vestibular continua a ser a principal forma de acesso do jovem à universidade e, de forma geral, preserva suas características tradicionais. Porém as principais universidades públicas do país utilizam avaliação discursiva em parte ou todo o vestibular, tornando-o mais exigente e seletivo.
A preparação para o vestibular na área de História envolve não apenas o conhecimento formal, ministrado em sala de aula, mas o raciocínio crítico e a uma postura “cidadã”, consciente, acerca dos elementos sociais atuais. As novas diretrizes do ensino valorizam a interdisciplinaridade com o intuito de promover um ser social e global. As questões que abordam temas da “atualidade” não pretendem saber se o vestibulando tem conhecimento dos principais acontecimentos da história atual, mas principalmente avaliar se possuí compreensão e condições de construir uma opinião acerca de sua própria história social.
Os principais vestibulares do país têm elaborado questões de história comparada. Não é possível ler uma questão e determinar que ela se refere a um ou outro capítulo de um livro ou de uma apostila, as questões se utilizam, em seu enunciado e suas alternativas – quando testes – de elementos históricos variados, combinando características do desenvolvimento de diversas sociedades, exigindo do vestibulando a compreensão das transformações ao realizar comparações entre sociedades que viveram na mesma época ou não.
Para elaborarmos História e Vestibular, analisamos as últimas provas de diversas universidades com o objetivo de perceber quais as tendências seguidas pelas bancas examinadoras. Nesse sentido, cada capítulo aborda um tema específico, importante nos últimos exames e estabelece relações comparativas. Nos baseamos também na experiência da sala de aula, nestes últimos 17 anos como professor de curso pré vestibular.
Essa obra foi idealizada a partir dos textos que foram elaborados para o caderno FOVEST, da Folha de São Paulo. Cada um dos capítulos possui um texto principal, complementado com 3 outras partes, a saber: Contexto; Outros Tempos e Roteiro de Estudos.
A parte final de cada capítulo apresenta um roteiro de estudo esquemático e propõe algumas questões para o leitor, que o levem a reflexão sobre o tema e suas possíveis relações. As orientações de respostas se encontram no site do Historianet.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET