HISTORIANET

Notícias

Regras para Universidade

MEC anuncia novas regras para as universidades
05/08/2005 17h0

O Ministério da Educação anuncia mudanças no sistema de ensino superior, antes mesmo da reforma universitária chegar ao Congresso Nacional. Fernando Haddad, novo titular da pasta, promete para os próximos dias um decreto que antecipa a exigência para que as universidades cumpram as proporções mínimas de docentes titulados e a obrigatoriedade de que ofereçam cursos de pós-graduação stricto sensu - pelos menos três mestrados e um doutorado.
A idéia é estabelecer regras de transição até que a nova lei seja aprovada, permitindo que o Conselho Nacional de Educação trabalhe com critérios em consonância com a proposta da reforma ao avaliar os pedidos para a concessão do status de universidade.
O novo ministro, Fernando Haddad, anuncia também uma "faxina legislativa" no conjunto de normas atualmente em vigor, para excluir o que está em desuso e acertar o que está em desacordo com a lei do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Segundo o MEC, será possível incorporar os critérios e procedimentos discutidos no âmbito do anteprojeto da reforma com base na LDB.
Na avaliação da diretoria do SINPRO-SP, as mudanças anunciadas são positivas porque estabelecem mais rigor para que as instituições de ensino superior, públicas ou privadas, possam existir como universidade, exigindo compromisso com ensino e pesquisa.

Texto do sinpro-sp

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET