Desafio
Em todas as edições do jornal existe um Desafio, exercício de análise de texto.
O texto proposto está relacionado aos demais artigos do jornal e junto a ele seguem 3 questões dissertativas.
As respostas para as questões estão no site do jornal.
DESAFIO
Encíclica Rerum Novarum
O trecho abaixo é a parte inicial da introdução da Encíclica do Papa Leão XIII, em 1891
A sede de inovações que há muito tempo se apoderou das sociedades e as e as têm numa agitação febril, devia, tarde ou cedo, passar das regiões políticas para a esfera vizinha da economia social. Efetivamente, os progressos incessantes da indústria, os novos caminhos em que entraram as artes, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a influência da riqueza nas mãos dum pequeno número ao lado da indigência da multidão, a opinião enfim mais avantajada que os operários formam de sí mesmos, e a sua união mais compacta, tudo isso, sem falar na corrupção dos costumes, deu em resultado final um temível conflito.
Por toda parte, os espíritos estão apreensivos e numa ansiedade expectante, o que por sí só basta para mostrar quantos e quão graves interesses estão em jogo. Essa situação preocupa e põe ao mesmo tempo em exercício o gênio dos doutos, a prudência dos sábios, as deliberações das reuniões populares, a perspicácia dos legisladores e os conselhos dos governantes, e não há, presentemente, outra causa que impressione com tanta veemência o espírito humano.
É por isso que, Veneráveis Irmãos, o que em outras ocasiões temos feito, para bem da Igreja e da salvação comum dos homens, em Nossas Encíclicas sobre a soberania política, a liberdade humana, a constituição cristã dos Estados e outros assuntos análogos, refutando, segundo Nos pareceu oportuno, as opiniões errôneas e falazes, o julgamos dever repetir hoje e pelos mesmos motivos, falando-vos da Condição dos Operários.
1) O que levou a Igreja Católica, conforme afirma a doutrina, a preocupar-se com a dignidade do homem trabalhador, quando, por muito tempo, omitira-se de piores flagelos humanos, como, por exemplo, a escravidão?
2) Estariam em cena apenas os "ideais religiosos cristãos", ou haveria algum interesse econômico ou político a motivá-la?
3) Por que tamanha preocupação em arrefecer a iminente luta de classes?