História em Manchete
Ano I - Edição 2
Séculos de História
A agonia e morte do Papa João Paulo II e a escolha do cardeal alemão Joseph Ratzinger para substituí-lo foram acompanhadas em todo o mundo. A presença de autoridades políticas e religiosas de tendências as mais variadas nos dá a dimensão do poder e influência que a Igreja Católica ainda possuí.
Instituição secular, surgida na época do Império Romano, superou crises e divisões, tornou-se hegemônica no mundo feudal europeu e adaptou-se à modernidade, à perda parcial do poder secular e religioso.
Nas últimas décadas a Igreja Católica se reorientou no sentido do conservadorismo, enfraquecendo de forma significativa a Teologia da Libertação e sua atuação junto aos movimentos sociais, ao mesmo tempo em que reforçou as discussões sobre os aspectos morais da vida cotidiana, política oposta àquela desenvolvida pelo Papa João XXIII. No Brasil, a Igreja Católica perdeu espaço para as religiões pentecostais.
Os artigos
dessa edição abordam essas questões; as origens da Igreja, a Igreja medieval, a inquisição, a reforma, a confronto com a ciência moderna e questões atuais.
Veja
como adquirir