História em Manchete
O Jornal História em Manchete, editado pelo Historianet, esta em sua primeira edição.
Fazendo outra História. Assim começa a apresentação do jornal em sua primeira página:
No final de janeiro e no início de fevereiro deste ano, realizaram-se dois grandes fóruns mundiais. Em Davos, na Suíça, teve ocasião o Fórum Econômico Mundial, que representa a estrutura capitalista vigente na maior parte do mundo e reflete a política globalizadora do neoliberalismo. Em Porto Alegre, ocorreu o Fórum Social Mundial, em sua 5ª edição, norteado pelo lema "Um outro mundo é possível".
Desde o fim do bloco socialista, a última década do século XX e esta primeira década do século XXI têm-se caracterizado por importantes mudanças na ordem mundial - mudanças, porém, ainda bastante indefinidas, apesar de aparentemente mostrarem a supremacia da política externa dos Estados Unidos. Quando observamos essas iniciativas, percebemos como a história pode ser escrita, ou seja, como governantes, empresários ou ONG's e movimentos sociais, enfim, como nós podemos redefinir os rumos da história.
O Editorial, na página 2, destaca a importância dos Fóruns na condução da política internacional, tanto por parte dos governos e capitalistas, como por parte dos movimentos sociais.
Na página 3 dois textos relacionados tratam das ideologias, o primeiro sobre a idéia do século XIX como o século das ideologias, e o segundo, Fim das Ideologias?, analisando essa idéia, que tornou-se muito difundida nos últimos 15 anos
As paginas centrais do jornal são dedicadas ao desenvolvimento do imperialismo dos Estados Unidos, a idéia de "pax americana" e uma comparação com a "pax romana" na antigüidade.
Nas páginas 6 e 7 textos que abordam o imperialismo do século XIX. O texto "Eu anexaria os planetas se pudesse..." aborda o imperialismo inglês e como complemento apresentamos o texto "Enquanto isso na América...", relacionando Guerra do Paraguai com interesses imperialistas.
Na página final, temos a seção Sala de Aula, com um novo Desafio, um texto para ser analisado a partir de 3 questões; a apresentação da música Samba do Approach de Zeca Baleiro e do filme Mauá - O imperador e o Rei, de Sérgio Rezende. Apresenta também uma análise inicial sobre o vestibular da Unicamp.
No site os assinantes encontram a orientação de resposta para o Desafio, dicas para os professores trabalharem com a música e o filme em sala de aula e a prova vestibular da Unicamp comentada pelo Historianet
Durante o ano de 2005 serão 4 edições, bimestrais, que tratarão de temas da história atual, estabelecendo a relação passado-presente.
O jornal é um material paradidático, para ser trabalhado em sala de aula, preocupado não apenas em informar, mas em formar. Formar leitores críticos, formar cidadãos.
Para isso, além dos artigos, o jornal divulga textos complementares, roteiros de estudo, orientação para utilização de filmes e músicas em sala de aula, Desafio para os estudantes, dicas para o vestibular.
Conheça melhor o jornal e as condições de assinatura -
clique aqui