HISTORIANET

Notícias

História em Manchete

O Jornal História em Manchete, editado pelo Historianet, esta em sua primeira edição.

Fazendo outra História. Assim começa a apresentação do jornal em sua primeira página:
No final de janeiro e no início de fevereiro deste ano, realizaram-se dois grandes fóruns mundiais. Em Davos, na Suíça, teve ocasião o Fórum Econômico Mundial, que representa a estrutura capitalista vigente na maior parte do mundo e reflete a política globalizadora do neoliberalismo. Em Porto Alegre, ocorreu o Fórum Social Mundial, em sua 5ª edição, norteado pelo lema "Um outro mundo é possível".
Desde o fim do bloco socialista, a última década do século XX e esta primeira década do século XXI têm-se caracterizado por importantes mudanças na ordem mundial - mudanças, porém, ainda bastante indefinidas, apesar de aparentemente mostrarem a supremacia da política externa dos Estados Unidos. Quando observamos essas iniciativas, percebemos como a história pode ser escrita, ou seja, como governantes, empresários ou ONG's e movimentos sociais, enfim, como nós podemos redefinir os rumos da história.
O Editorial, na página 2, destaca a importância dos Fóruns na condução da política internacional, tanto por parte dos governos e capitalistas, como por parte dos movimentos sociais.
Na página 3 dois textos relacionados tratam das ideologias, o primeiro sobre a idéia do século XIX como o século das ideologias, e o segundo, Fim das Ideologias?, analisando essa idéia, que tornou-se muito difundida nos últimos 15 anos
As paginas centrais do jornal são dedicadas ao desenvolvimento do imperialismo dos Estados Unidos, a idéia de "pax americana" e uma comparação com a "pax romana" na antigüidade.
Nas páginas 6 e 7 textos que abordam o imperialismo do século XIX. O texto "Eu anexaria os planetas se pudesse..." aborda o imperialismo inglês e como complemento apresentamos o texto "Enquanto isso na América...", relacionando Guerra do Paraguai com interesses imperialistas.
Na página final, temos a seção Sala de Aula, com um novo Desafio, um texto para ser analisado a partir de 3 questões; a apresentação da música Samba do Approach de Zeca Baleiro e do filme Mauá - O imperador e o Rei, de Sérgio Rezende. Apresenta também uma análise inicial sobre o vestibular da Unicamp.

No site os assinantes encontram a orientação de resposta para o Desafio, dicas para os professores trabalharem com a música e o filme em sala de aula e a prova vestibular da Unicamp comentada pelo Historianet

Durante o ano de 2005 serão 4 edições, bimestrais, que tratarão de temas da história atual, estabelecendo a relação passado-presente.
O jornal é um material paradidático, para ser trabalhado em sala de aula, preocupado não apenas em informar, mas em formar. Formar leitores críticos, formar cidadãos.
Para isso, além dos artigos, o jornal divulga textos complementares, roteiros de estudo, orientação para utilização de filmes e músicas em sala de aula, Desafio para os estudantes, dicas para o vestibular.
Conheça melhor o jornal e as condições de assinatura - clique aqui

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET