Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU AULA DE ECOLOGIA?
Tom Carvalho
A escola conhecida como Ecologia Profunda foi inaugurada pelo filósofo norueguês Ame Naess no início da década de 70 apresentando uma distinção entre a ?ecologia superficial? e a ?ecologia profunda?.
Segundo o autor, a ecologia superficial é antropocêntrica, quer dizer, centralizada no ser humano, reconhecendo os seres humanos como situados acima ou fora da natureza, como a fonte de todos os valores, atribuindo à natureza apenas um valor instrumental ou ?de uso?.
A percepção ecológica profunda reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos e o fato de que, enquanto indivíduos e sociedades, estamos todos encaixados nos processos cíclicos da natureza, até mesmo dependentes desses processos. Caracteriza-se, portanto, como biocêntrica ou ecocêntrica. Essa visão não dissocia seres humanos ou qualquer outra coisa do meio ambiente natural. Reconhece ainda o valor intrínseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular da teia da vida.
Falar de educação ambiental é falar de educação em novas bases, pois não podemos encará-la como um anexo da pedagogia ou mesmo da biologia. Vinculada a uma disciplina, a educação ambiental perde a maior parte de seu potencial inovador, integrador e, principalmente, revolucionário. É importante que se considere os vários aspectos que compõem uma dada questão ambiental, isto é, existe a necessidade de uma visão interdisciplinar e integradora.
Segundo a UNESCO, a educação ambiental foi definida como ?uma dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação, orientada para a resolução de problemas concretos do meio ambiente por via de enfoques interdisciplinares, e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade?
Tratar a questão ambiental abordando apenas um de seus aspectos ? o ecológico ? seria praticar o mais ingênuo e primário reducionismo, seria adotar ?o verde pelo verde?, e desconsiderar , de forma lamentável, as raízes profundas de nossas mazelas ambientais, situadas nos modelos de desenvolvimento adotados.
Que educação tivemos em nossas escolas? Que educação estamos propondo para nossos filhos e alunos? Educação ambiental ou aulas de ecologia?
Tom Carvalho é professor, geógrafo formado pela USP, com pós graduação em Meio Ambiente.