HISTORIANET

Notícias

Novo Programa Educacional

O Governo federal lançou no dia 01 de fevereiro, um programa voltado aos jovens com ensino fundamental incompleto e que adota o sorteio público como forma de seleção dos beneficiados. Em solenidade no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma medida provisória criando o ProJovem, a Secretaria Nacional da Juventude e um conselho. Com Orçamento de R$ 300 milhões para este ano, o ProJovem visa atender a um público na faixa etária dos 18 aos 24 anos, que mora nas capitais, tenha cursado pelo menos a 4ª série, mas não terminado o fundamental (até a 8ª série), e esteja fora da escola ou do mercado de trabalho.

Os selecionados receberão durante um ano um incentivo de R$ 100 mensais para participar de programas de complementação escolar, inclusão digital e qualificação profissional. Também terão de desenvolver 'ações sociais em suas próprias comunidades', segundo o Governo federal. O critério geral para seleção será o sorteio, segundo a Secretaria Geral da Presidência. Caberá a essa pasta, comandada pelo ministro Luiz Dulci, a execução do programa, em parceria com os ministérios da Educação, do Trabalho e do Desenvolvimento Social. A meta é atender a 200 mil jovens de todas as capitais até o final do ano. Corresponde a 20% da população das capitais na faixa etária e com o perfil determinado no programa. Serão firmados convênios com prefeituras para o andamento do ProJovem.

Universidade

Dirigentes do setor privado de educação reúnem-se hoje, no Fórum Nacional da Livre Iniciativa na Educação, num hotel de Brasília, para elaborar documento que será entregue ao ministro Tarso Genro. O fórum elabora uma proposta alternativa ao anteprojeto de lei de reforma do ensino superior apresentado pelo Ministério da Educação.

Na avaliação do setor privado, não houve uma efetiva participação da sociedade organizada na elaboração inicial do anteprojeto e o prazo estabelecido para essa contribuição, até 15 de fevereiro, é muito curto.

Fonte: Hoje em dia

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET