HISTORIANET

Notícias

Museu Paulista homenageia São Paulo

O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, está realizando, desde quarta-feira, 19 de janeiro até 28 deste mês, um ciclo de palestras intitulado “São Paulo conta sua história” com o objetivo de comemorar o aniversário da cidade. O ciclo reunirá especialistas que pesquisaram o município, em diversas áreas, desde a sua fundação até o século XX. As palestras serão proferidas no auditório do Museu, mas, antes, os participantes poderão apreciar uma maquete que retrata São Paulo dos anos 30, montada no saguão de entrada do Museu.
A historiadora Eni de Mesquita Sâmara, diretora do Museu Paulista e coordenadora do ciclo de palestras, afirmou que a proposta do ciclo de palestras “é contar a história a partir do modo de viver e de morar de seus habitantes, resgatando a música, o cotidiano e as figuras típicas que ajudaram a construir São Paulo”.
Como foram construídas as imagens de São Paulo?
Na abertura, a professora de História da USP, Esmeralda Bolsonaro falou sobre o tema “São Paulo: tempos, vivências e imagens”. Diretora do Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano na América Latina (CEDHAL), a professora afirma que o estudo das imagens construídas sobre São Paulo – de que é uma cidade que não pode parar, por exemplo,- permite retomar e propor discussões interessantes sobre o passado da cidade e de seus habitantes, bem como sobre as transformações econômicas e sociais que vivenciou a partir da segunda metade do século XIX”

Margarida Nepomuceno

Veja reportagem da Agência Carta Capital e programação.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET