HISTORIANET

Notícias

Números menores

Oito estados têm menos alunos no ensino médio

O Censo Escolar 2004 mostra que o número de estudantes de ensino médio caiu este ano, na comparação com 2003, em oito estados e no Distrito Federal. Roraima registrou a maior queda, de 7,9%, seguido por Bahia, com 5,8%, e São Paulo, com 2,6%. Em todo o país o número de estudantes no ensino médio cresceu apenas 1%, taxa bem inferior aos 4,1% registrados em 2003, no primeiro ano de governo Lula. Entre os 18 estados com aumento de matrículas, o Maranhão obteve o índice mais alto: 23,3%, o equivalente a 58 mil estudantes. O Rio de Janeiro apresentou alta de 0,8%, totalizando um acréscimo de 5.899 alunos. Contando o Maranhão, 15 estados tiveram crescimento maior do que o Rio.

A versão preliminar do Censo Escolar mostrou que 9.166.835 alunos freqüentavam o ensino médio em março deste ano, 85% deles matriculados em escolas estaduais. No Maranhão, onde o salto foi de 23,3%, a rede estadual passou a atender 60 mil estudantes a mais. Não é a toa que o governador José Reinaldo Tavares (PFL) liderou o pedido ao Ministério da Educação por verbas emergenciais para fechar as contas este ano. Ontem, o governo autorizou a liberação de R$ 130 milhões para estados nordestinos. O aumento de matrículas nas escolas maranhenses foi contrabalançado pela redução de 53.999 estudantes em São Paulo. Na Bahia, a diminuição foi de 45 mil alunos.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eliezer Pacheco, acredita que a redução de matrículas no ensino médio regular foi causada pela maior procura de jovens e adultos pelos cursos supletivos. A chamada educação de jovens e adultos cresceu 18% no nível médio, segundo o Censo. Na Bahia, essa taxa atingiu 333%, com um acréscimo de 105 mil alunos. No ensino fundamental, o número de alunos caiu 1,2% no país em 2004. A redução atingiu 17 estados. A maior queda foi na Bahia, de 7,6%, seguida por Tocantins, com 3,2%, Maranhão, com 2,5%, e Rio Grande do Norte, com 2,4%.

Fonte: O Globo

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET