Ensino Fundametal
O ensino fundamental, segundo as estimativas produzidas, é o único nível de ensino, além da alfabetização de adultos, em que haverá queda do número de estudantes. Dos atuais 31,5 milhões de alunos no setor público, a tendência é que, em 2011, haja uma queda para 24,7 milhões.
A diminuição da matrícula, já verificada nos últimos anos, está acontecendo em função da melhoria do fluxo escolar, aliada à taxa de atendimento de 97% para a faixa etária de 7 a 14 anos. O desafio, para esse nível de ensino, será melhorar a qualidade da educação. Também devem ser asseguradas às escolas, de acordo com o PNE, padrões mínimos de funcionamento, a ampliação para nove anos do ensino fundamental e a ampliação da jornada escolar.
No ensino médio, a matrícula deverá passar de 7,9 milhões para 12,6 milhões, em 2011. Para esse nível de ensino, o PNE estabelece o atendimento de 50% da demanda da população de 15 a 17 anos em 5 anos e 100%, em 10 anos. Na educação superior, terá que ser dobrado o número de alunos em instituições públicas para que seja cumprido o PNE. Uma das principais metas é elevar para 30% a freqüência de jovens de 18 a 24 anos na educação superior. Atualmente, esse índice é de 9% no Brasil.
Fonte: Portal Inep