HISTORIANET

Notícias

Gioconda

FLORENÇA, (ANSA) - A "Giconda" do Leonardo da Vinci, ou melhor, a mulher retratada no famoso quadro do Louvre de Paris, existiu realmente e era do Chianti (região italiana), de uma família da pequena nobreza rural dona de poderes e terrenos no território Greve e Castellina.

Esta descoberta é resultado de uma pesquisa baseada em documentos do arquivo de Estado de Florença realizada por um pesquisador florentino, Giuseppe Pallanti.

Além de evidências e lugares nos quais viveu a mulher, dando desta forma a prova da sua existência, a pesquisa, indiretamente, confirma os testemunhos de Vasari, segundo o qual a "Gioconda" viveu realmente e era de fato monna (senhora) Lisa Gherardini, casada com o rico negociador de seda florentino Francesco Del Giocondo (por isso o apelido) como segunda esposa.

O êxito da pesquisa foi publicado no livro Monna Lisa, mulier ingênua do próprio Pallanti.

"Na realidade, explicou Giuseppe Pallanti, a Gioconda eram monna Lisa Gherardini, mulher que viveu realmente entre Florença, onde nasceu em Maio de 1479, e o Chinati, entre o final do 1400 e a primeira parte do 1500".

A mulher alternava breves estadias em Chianti, devido às ligações familiares, com a residência em Florença, onde o casamento com os ricos Del Giocondo, entre outras coisas fornecedores dos Medici, colocaram-na em uma posição social de relevo decisiva para o seu encontro com Leonardo da Vinci.

"Existem indícios importantes neste sentido", conta Pallanti. "O pai de Leonardo, ser Piero, que era o despachante mais importante de Florença e que procurava clientes para seu filho, teve como seu cliente a família Del Giocondo. Além do mais, resulta que Leonardo viveu em Santissima Annuzniata, entre o 1501 e o 1503, lá onde a família Del Giocondo tinham uma capela de família e onde a mulher possivelmente ia rezar".

A pesquisa reencontrou também o testamento com a qual Francesco Del Giocondo, que tinha 14 anos a mais que monna Lisa, morto em 1538, deixou os seus bens para a mulher definindo-a "mulher ingênua".

Agencia Carta Maior

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET