Che Guevara
AGRIGENTO (SICÍLIA), 6 (ANSA) – O cineasta Walter Salles receberá o prêmio internacional Efebo de ouro que outorga o Centro de Investigações para o Romance e o Cinema de Agrigento (Sicília) pela melhor adaptação do ano de uma obra literária ao cinema pelo filme Diários de Motocicleta.
Salles retirará pessoalmente o prêmio durante uma semana de projeções de filmes inspirados em obras literárias que se celebrará de 27 de setembro a 2 de outubro próximos, em Agrigento, no sul da Itália.
Salles ganhou o Efebo de ouro, em sua 26ª edição, superando um total de 60 candidatos. Um Efebo de prata foi concedido ao italiano Davide Grieco por sua obra prima Evilenko inspirado em próprio romance Il comunista che mangiava bambini (O comunista que comia crianças).
Outro italiano, Gianni Amelio, receberá um Efebo de ouro especial pelo melhor livro de cinema editado na Itália em 2003/4 por uma antologia de seus escritos cinematográficos.
Na seção de televisão, o vencedor foi Maurizio Zaccaro por Al di lá delle frontiere (Além das fronteiras) sobre o livro homônimo de Angela Ghiglino.