HISTORIANET

Vestibulares

UNICAMP 2004

UNICAMP 1ª fase do vestibular 2004

Resolução do HISTORIANET


1) Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte
dos artistas. (Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64).
a) Cite duas características do Renascimento.
b) De que maneiras o ambiente urbano propiciou a emergência desse movimento artístico e cultural?
c) Por que as regiões mencionadas no texto eram as mais urbanizadas da Europa nos séculos XV e XVI?

Resolução
a) Antropocentrismo e racionalismo. Poderiam ser apontadas ainda: individualismo, hedonismo, naturalismo e universalismo.
b) A vida urbana possibilitou o desenvolvimento de novos valores, ligados à expansão do comércio e portanto das possibilidades individuais e, dessa maneira, influenciou a expressão artística do ponto de vista cultural, ao mesmo tempo em que criou condições materiais para seu desenvolvimento. propiciou uma difusão de novas idéias e valores, o que veio a favorecer o desenvolvimento cultural e artístico do período (inclusive quanto à prática do mecenato).
c) As cidades italianas estavam vinculadas ao comércio de especiarias pelo Mediterrâneo desde sua "reabertura", na época das cruzadas e havia constituído verdadeiro monopólio sobre o comércio oriental. Os Países Baixos, região de Flandres, era onde terminava a rota da Champagne e onde se desenvolveu intensa produção de tecidos, responsável por intenso comércio durante a Baixa Idade Média.


2) Sobre a reforma urbana do Rio de Janeiro, ocorrida entre fins do século XIX e início do XX, o literato Lima Barreto comentou: "De uma hora para outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutação de teatro. Havia mesmo na coisa muito de cenografia." (Lima Barreto, Os Bruzundangas, em Obras de Lima Barreto. São Paulo: Brasiliense, 1956, p. 106).
a) Cite uma atividade política e uma econômica que sustentaram a importância da cidade do Rio de Janeiro nesse período.
b) Identifique duas mudanças urbanas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na reforma mencionada.
c) Explique a razão pela qual o ideário burguês, cosmopolita e republicano, tinha necessidade de condenar o passado colonial do Rio de Janeiro.

Resolução
a) O Rio de Janeiro era a capital do Brasil e sua atividade econômica mais importante era o comércio externo.
b) A reforma urbana ganhou impulso em 1903 com a posse de Pereira Passos na prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pela demolição dos cortiços e pela abertura de grandes avenidas.
c) O Rio de Janeiro, como capital da República, deveria mostrar-se como uma vitrina que simbolizasse a modernização e progresso trazidos ao País pelo novo regime. Mostra a preocupação dos governantes em abrir as portas do país para os investimentos estrangeiros, principalmente em setores financeiros e de serviços, que poderiam, direta ou indiretamente, beneficiar a produção e exportação de café.

Obs: Links do HISTORIANET

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET