HISTORIANET

Notícias

Belas Artes

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo comemora, neste mês de setembro, 78 anos de dedicação e trabalho ininterruptos na área do ensino superior, mantendo a tradição e modernidade na formação de profissionais altamente capacitados para o competitivo mercado de trabalho.
Considerado um dos principais centros educacionais do país, o UNICENTRO está atento e voltado às questões sociais e vai buscar uma série de ações enfocando educação, cultura, cidadania e políticas sócio-econômicas.
Com base na qualidade de ensino prestada e de quem tem atuado na construção da história da cidade de São Paulo por quase oito décadas, privilegiando o acesso ao conhecimento, à cultura e promovendo a transformação social, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo elaborou uma proposta de ação educativo-cultural que visa a inclusão e promoção social através de uma estreita parceria com instituições públicas e privadas, entre as quais a Prefeitura do Município de São Paulo, que vem mantendo com o Unicentro Belas Artes, ao longo de 2003, diversas atividades por intermédio da Subprefeitura da Vila Mariana.
Neste clima de festa, o Centro Universitário lança o Projeto Belas Artes e os 450 anos da Cidade de São Paulo, homenageando sua cidade, que no ano de 2004 completará 450 anos de fundação.
O início do projeto se realizará no dia 29 de setembro de 2003, às 19h30, no anfiteatro Raphael Galvez Dazzani, localizado na própria instituição. Na ocasião, o publicitário Washington Olivetto será homenageado e receberá, em sessão solene, o Título de Professor Honoris Causa, cuja agraciação concedeu-lhe por unanimidade o Conselho Universitário da Instituição, que lhe será entregue pelo reitor do Centro Universitário Belas Artes, Prof. Paulo Antonio Gomes Cardim.
"A comemoração de 78 anos do Belas Artes, transcorre num momento bastante feliz. Seu credenciamento em fins do ano passado como Centro Universitário investiu-o de nova e significativa postura perante o país, não só com o aumento de expressiva visão de mercado mas, principalmente, com a ampliação do ensino superior privado e, conseqüentemente, a democratização de acesso à educação", explica o reitor Paulo Antonio Gomes Cardim.
Sobre o projeto Belas Artes e os 450 anos da Cidade de São Paulo, ele diz que: "é mais do que pertinente, afinal o Belas Artes nasceu em São Paulo e é preciso ter uma participação mais efetiva nas causas sociais, isto não é função e sim obrigação. Vamos buscar a inclusão social no entorno da nossa instituição, isto é, no Bairro da Vila Mariana; daremos acesso à comunidade e planejamos estender os trabalhos para outras regiões da cidade. Esperamos também que sirva de exemplo para autoridades e instituições sócio-culturais, que possam fortalecer estas ações".
Para as organizadoras do projeto, profas. Lílian Amaral (Coordenadora do Núcleo Institucional e Desenvolvimento Cultural) e Angela Schaun (Coordenadora do Núcleo de Extensão), as ações previstas no projeto já começam a suceder a partir do evento do dia 29 de setembro e prosseguem durante o ano de 2004, por meio de ações artístico-culturais e educacionais abertas à comunidade.
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo estará focando a Cidade e seus 450 anos como tema de pesquisas acadêmicas, inter e transdisciplinares, envolvendo todos os cursos, alunos e professores das mais variadas áreas do conhecimento, desenvolvendo estratégias de transformação social, pautadas na História e capazes de delinear um futuro com melhores perspectivas e qualidade de vida na Metrópole Paulistana. Buscando a mobilização cultural, responsabilidade social e formação crítica, resultantes da ampliação de visão de mundo que a Arte pode propiciar, constituirá assim a base de sua missão institucional.
Para a realização do projeto, a instituição vem conquistando parcerias entre a iniciativa privada e poder público, como: Prefeitura do Município de São Paulo / Subprefeitura da Vila Mariana, Governo do Estado de São Paulo / Fundo Social de Solidariedade / Secretaria de Estado da Cultura / Secretaria de Educação do Estado de São Paulo / Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social / Cia. do Metropolitano do Estado de São Paulo e UNE -- União Nacional dos Estudantes.
São elementos fundamentais para a concretização de ações, cujos resultados vêm ao encontro dos desejos e necessidades da comunidade.


Principais ações do projeto

* Lançamento do Projeto Belas Artes e os 450 anos da Cidade de São Paulo - 29 de Setembro de 2003.
Início de uma intensa programação sócio-cultural, envolvendo alunos, professores, comunidade e autoridades.

* Proposta de Rua de Cultura e Lazer

Localizada no bairro de Vila Mariana, a favela Mário Cardim sofre com a falta de perspectiva e atividades sócio-culturais.
Com uma população de 2 mil moradores, sendo 30% entre 0 e 22 anos, 40% entre 22 e 40 e 30% acima de 40 anos, cerca de 40% dos homens estão desempregados e 60% das mulheres assumem o papel de chefe de família.
As principais atividades que geram renda para estas famílias são formadas por carrinheiros e catadores de papel.

* Memória Digital
-- Memória Artística da Cidade de São Paulo. Registro e difusão de acervos artístico-culturais e desenvolvimento de metodologias de educação a distância. Arte Contemporânea, Arte Pública e Patrimônio Histórico/Arquitetônico.
Publicação de livro, site e CD-Rom, com apresentação de obras de arte públicas, situadas em núcleos escultóricos da cidade, implantadas ao longo do século XX.

* Memória da Vila Mariana
-- Videodocumentários, publicação impressa pela Editora Belas Artes, site/internet, CD-Rom, exposições fotográficas e mostras virtuais.
* Intervenções Urbanas
- Workshops, estudos e projetos de intervenção artística e urbanística em comunidades e localidades na cidade de São Paulo e em espaços públicos, como estação Vila Mariana do Metrô, muros e painéis situados em vias de grande circulação da capital paulista.

* Seminário Internacional - Arte, Contexto Urbano e Reconstrução Social
Encontro Internacional de Cultura e Cidadania, com pesquisadores, representantes de Instituições culturais, preservacionistas, ONGs, educadores, urbanistas, artistas.
Visa a publicação de anais, apresentação de painéis, mesas redondas, mostras virtuais, programação paralela de cinema, vídeo e workshops.


Projeto Belas Artes e os 450 anos da Cidade de São Paulo
Data
: 29/09/2003
Horário: 19h30
Local: Anfiteatro Raphael Galvez Dazzani
Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 -- Vila Mariana
Fone: 5576-7300


Mais Informações:
Assessoria de Imprensa: Cilene Soares -- MTB 23.174
Tel: (11)5576-7300 ramais 118/210 ou (11)9901-8448

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET