Outra Vez
Título: Outra Vez
Autor: Ernesto Che Guevara
Editora: Ediouro
236 páginas.
Num longo itinerário que inclui Bolívia, Peru, Equador, Panamá, Costa Rica, Guatemala e termina no México, o jovem médico argentino reforça suas convicções quanto à luta contra as injustiças sociais, aprofunda sua consciência sobre a situação política do continente e consolida relações com ativistas e opositores dos vários regimes ditatoriais.
"Outra Vez", texto íntimo e de testemunho; imprescindível para penetrar na férrea personalidade que Ernesto Guevara conseguiu forjar para si, em companhia da palavra como cúmplice permanente; um texto em que, entrelaçando a ironia e o senso de humor com a profunda percepção dos lugares por onde passava em seu afã de descobrir as terras americanas, ele nos oferece uma panorâmica dimensional do seu próprio futuro, impregnado de pensamento e ação. O antecedente deste diário são as crônicas recriadas após sua primeira viagem pelo continente, cheias de entusiasmo e juventude. O diário que agora apresentamos ao leitor, e como tal uma série de anotações, é o prelúdio de sua formação revolucionária integral . Para tornar o texto mais compreensível, esta edição inclui um Apêndice que permitirá ao leitor compreender melhor e assimilar, em toda sua profundidade, o tom reflexivo e preciso das considerações sobre o mundo que aquele jovem se propôs enfrentar no transcorrer de sua vida futura, ligado para sempre a um dos acontecimentos cruciais do século XX, a Revolução Cubana. O diário se interrompe em fevereiro de 1956, quando Che Guevara decide seguir Fidel Castro.
O livro traz ainda um caderno com 32 páginas de fotos inéditas da viagem e uma série de cartas enviadas a familiares e amigos, documentos pessoais, assim como artigos jornalísticos, completam este inédito testemunho e importante legado histórico.
Sobre o autor: Ernesto Guevara de la Serna, conhecido pelo nome de "Che" Guevara, nasceu em Rosário, na Argentina, a 14 de junho de 1928 e morreu a 9 de outubro de 1967, perto de Higueras, na Bolívia. Nos anos 50, estudou a reforma agrária feita pela Bolívia. Participou de campanhas para brecar a propaganda nazista na América durante a Segunda Grande Guerra, fez parte da oposição a Juan Perón na Argentina e apoiou a resistência republicana na Guerra Civil Espanhola.
A biblioteca de sua família reunia cerca de 3000 livros, e Che então, começou a interessar-se por poesia, filosofia, arqueologia e história.