HISTORIANET

Livros

História Ilustrada das Cruzadas

TÍTULO DO LIVRO: História Ilustrada das Cruzadas
AUTOR: W. B. Bartlett
COLEÇAO: História Ilustrada
EDITORA: EDIUORO
503 páginas

Amplamente ilustrada, e de fácil compreensão , esta obra reporta os leitores para todo o drama do movimento que durante grande parte da Idade Média procurou estabelecer a cristandade no seu local de nascimento. Trata-se de uma saga rica em paradoxos e contradições: ambição mundial e auto-sacrifício espiritual, orgulho e humildade, valores extraordinários e covardias indignas.

Relata a dramática história do movimento das cruzadas, a fim de estabelecer o Cristianismo em seu local de nascimento e da guerra Santa que se estendeu durante dois séculos no período da Idade Média, entre cristãos e muçulmanos. Século XI. Europa Ocidental. Instabilidade política. Problemas sociais e econômicos. Os países estão sujeitos a constantes tentativas de dominação por parte das nações vizinhas. O crescimento demográfico e a falta de terras cultiváveis resultam em escassez de alimentos e fome. A religião torna-se a única esperança de solução para os problemas. Para aproximar-se de Deus, iniciam-se as peregrinações aos lugares santos. Assim nasce a primeira das oito Cruzadas, que tiveram importantes conseqüências, como: consolidação do poder do papado sobre a cristandade; o nascimento de ordens religiosas militares como os Hospitalários e os Templários; influência na arquitetura religiosa; o intercâmbio literário, artístico e comercial entre o Ocidente e o Oriente; assim como o progresso econômico em muitas cidades.

A história das Cruzadas é um dos capítulos mais ricos da História. Historiadores vêm discutindo por anos o significado deste movimento, considerado um dos mais atraentes do mundo Medieval, talvez até de todos os tempos. A primeira Cruzada foi iniciada pelo Papa Urbano II, em 1095, e as posteriores até a última das cruzadas em 1291.

Sobre o autor: W. B. Bartlett, sempre demonstrou fascinação pela história das cruzadas, isto foi trazido à tona neste livro e também em outras obras do autor, como An Ungodly War: the Sack of Constantinople and the Fourth Crusad e Assassins: Islam’s Secret Sect. Atualmente, ele vive em Bournemouth, Dorset.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET