HISTORIANET

Vestibulares

Unicamp 2003 1a. fase

Unicamp 2003 1a. fase

Resolução:
Cláudio Recco, do HISTORIANET



1) Foi tão grande o impacto da publicação e divulgação de A origem das espécies, de Charles Darwin, em 1859, que sua teoria passou a constituir uma espécie de paradigma de época, diluindo antigas disputas. (Texto adaptado de Lilia M. Schwarcz, O espetáculo das raças. São Paulo, Cia. das Letras, 1993, p. 54.).

a) Qual a tese central da teoria de Charles Darwin?
Resolução
Evolução das espécies (evolucionismo) por meio da seleção natural, com a sobrevivência dos mais aptos.

b) Por que esta teoria significou uma ruptura com as idéias religiosas dominantes na época?
Resolução
b) Porque, até então, prevalecia a concepção religiosa cristã de que o homem era obra direta de Deus, a partir da criação de Adão e Eva.

c) No final do século XIX, quais aspectos da política de imigração para o Brasil estavam relacionados às teses darwinistas?
Resolução
Incentivo à vinda de imigrantes europeus, notadamente para a lavoura cafeeira, numa tentativa de promover o "branqueamento" da população brasileira. Porém há que se observar que a teoria darwinista não é exatamente racista, apesar de abrir possibilidades de interpretação dessa natureza para autores posteriores.



2) O grande teórico do absolutismo monárquico, o bispo Jacques Bossuet, afirmou: "Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém."

(Citado em Coletânea de Documentos Históricos para o 1º grau. São Paulo, SE/CENP, 1978, p. 79.).

a) Aponte duas características do absolutismo monárquico.
Resolução
Concentração de todos os poderes nas mãos do rei ( o poder de legislar, de executar e de julgar); equilíbrio do rei entre nobreza ( a quem garante privilégios políticos) e burguesia ( a qual garante privilégios econômicos); prática da política econômica mercantilista; justificativa do absolutismo pela Teoria do Direito Divino.


b) Em que período o regime político descrito no texto esteve em vigor?
Resolução
Idade Moderna, entre os séculos XVI e XVIII.
Obs.: Portugal e Espanha já apresentam o absolutismo monárquico em fins, respectivamente, dos séculos XIV e XV. Por outro lado, em muitas monarquias européias, o absolutismo prolongou-se até o século XIX e, na Rússia, até o início do século XX.


c) Cite duas características dos governos democráticos atuais que sejam diferentes das mencionadas no texto.
Resolução
O poder emana do povo, e não "de Deus"; os governantes são representantes dos cidadãos e agem em nome destes, e não como "ministros de Deus e seus representantes na Terra"; os governantes são responsáveis por seus atos, e não "pessoas sagradas"; deve haver tripartição de poderes, e não "poder real absoluto"; o governante deve prestar contas de seus atos, e não deixar de fazê-lo.



Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET