Unicamp 2003 1a. fase
Unicamp 2003 1a. fase
Resolução:
Cláudio Recco, do HISTORIANET
1) Foi tão grande o impacto da publicação e divulgação de A origem das espécies, de Charles Darwin, em 1859, que sua teoria passou a constituir uma espécie de paradigma de época, diluindo antigas disputas. (Texto adaptado de Lilia M. Schwarcz, O espetáculo das raças. São Paulo, Cia. das Letras, 1993, p. 54.).
a) Qual a tese central da teoria de Charles Darwin?
Resolução
Evolução das espécies (evolucionismo) por meio da seleção natural, com a sobrevivência dos mais aptos.
b) Por que esta teoria significou uma ruptura com as idéias religiosas dominantes na época?
Resolução
b) Porque, até então, prevalecia a concepção religiosa cristã de que o homem era obra direta de Deus, a partir da criação de Adão e Eva.
c) No final do século XIX, quais aspectos da política de imigração para o Brasil estavam relacionados às teses darwinistas?
Resolução
Incentivo à vinda de imigrantes europeus, notadamente para a lavoura cafeeira, numa tentativa de promover o "branqueamento" da população brasileira. Porém há que se observar que a teoria darwinista não é exatamente racista, apesar de abrir possibilidades de interpretação dessa natureza para autores posteriores.
2) O grande teórico do absolutismo monárquico, o bispo Jacques Bossuet, afirmou: "Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém."
(Citado em Coletânea de Documentos Históricos para o 1º grau. São Paulo, SE/CENP, 1978, p. 79.).
a) Aponte duas características do
absolutismo monárquico.
Resolução
Concentração de todos os poderes nas mãos do rei ( o poder de legislar, de executar e de julgar); equilíbrio do rei entre nobreza ( a quem garante privilégios políticos) e burguesia ( a qual garante privilégios econômicos); prática da política econômica mercantilista; justificativa do absolutismo pela Teoria do Direito Divino.
b) Em que período o regime político descrito no texto esteve em vigor?
Resolução
Idade Moderna, entre os séculos XVI e XVIII.
Obs.: Portugal e Espanha já apresentam o absolutismo monárquico em fins, respectivamente, dos séculos XIV e XV. Por outro lado, em muitas monarquias européias, o absolutismo prolongou-se até o século XIX e, na Rússia, até o início do século XX.
c) Cite duas características dos governos democráticos atuais que sejam diferentes das mencionadas no texto.
Resolução
O poder emana do povo, e não "de Deus"; os governantes são representantes dos cidadãos e agem em nome destes, e não como "ministros de Deus e seus representantes na Terra"; os governantes são responsáveis por seus atos, e não "pessoas sagradas"; deve haver tripartição de poderes, e não "poder real absoluto"; o governante deve prestar contas de seus atos, e não deixar de fazê-lo.