HISTORIANET

Livros

A VIDA DOS DOZE CÉSARES

LIVRO INDICADO


TÍTULO: A VIDA DOS DOZE CÉSARES

AUTOR: SUETÔNIO

COLEÇÃO: CLÁSSICOS ILUSTRADOS

EDITORA: EDIOURO


Se a cultura latina tivesse produzido uma Bíblia, é certo que A Vida dos Doze Césares constituiria um de seus livros mais importantes e historicamente falando- talvez o mais importante."
Carlos Heitor Cony
Neste clássico da literatura universal, Suetônio apresenta-nos biografias de 12 imperadores romanos da história do mundo ocidental: Júlio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito e Domiciano.
Ao mesmo tempo que examinamos este período histórico, que vai da ascensão à queda do Império Romano, conhecemos também, neste relato, um pouco da intimidade da vida de cada um dos doze césares: seus ancestrais, suas campanhas militares, os sinais tidos como prenúncios de seus nascimentos e os eventos que os levaram à morte, além de um pouco do caráter e da personalidade de cada um deles.
A intenção de Suetônio foi retratar o caráter humano dos 12 césares, ressaltando o quadro de violência e luxúria que havia na antiga Roma.
Esta obra é extremamente valiosa para conhecimento da Antigüidade Clássica, graças ao volume de informações históricas que registra.
A narrativa ocorre exatamente no período que dividiu a história do mundo em duas partes: antes e depois do Império Romano.
Lido o livro, o leitor na certa gostará de saber o depois. Como se processaram a história e o declínio romanos depois da morte do último César. Gibbon, autor de uma obra clássica sobre o assunto, situa entre a morte de Domiciano e a ascensão de Cômodo o período mais feliz da Humanidade.


Sobre o autor:
Nasceu em 69 da era cristã, em Roma e faleceu por volta de 141. Suetônio foi um grande estudioso dos costumes de sua gente e de seu tempo e escreveu um grande volume de obras eruditas, nas quais revisita os principais personagens da época. Foi, sobretudo, um indiscreto devassador das intimidades da corte romana, dando-nos uma visão íntima dos vícios dos imperadores e das picuinhas que dividiam a nobreza.
Suas obras principais: De Ludis Grecorum; De Spectaculis et Certaminibus Romanorum; De Anno Romano; De Nominibus Propiis et de Generibus Vestium; De Roma et ejus Institutis; Stemma Ilustrium Romanorum; De Claris Rhetoribus e A Vida dos Doze Césares, que chegou até nossos dias...

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET