HISTORIANET

Livros

Império e políticas revolucionárias na América Latina

LIVRO INDICADO


TÍTULO: IMPÉRIO e políticas revolucionárias na América Latina
AUTORIA: James Petras
EDITORA: Xamã


"Nos séculos XVIII e XIX a luta contra a política mercantilista provocou guerras revolucionárias pela independência. A história se repetirá? A resistência nacionalista acarretará novas revoluções? As respostas a estas questões são de interesse mais que acadêmico - configuram a agenda política contemporânea"
Professor e pesquisador da State University of New York, James Petras tem se dedicado a analisar a política externa dos Estados Unidos.
Durante o governo de Bill Clinton o império foi estendido além da capacidade dos Estados Unidos de explorar lucrativamente os principais mercados sobre os quais impõe sua hegemonia; já o governo Bush, dentro de um quadro de recessão interna, coloca em prática o conceito de império mercantilista, do qual a força, a violência - como no Plano Colômbia, na iniciativa andina e nos novos programas militares - e o monopólio econômico - como a Alca -, são partes integrantes.
A opção mercantilista militar da realidade imperial e o estilo unilateral-confrontante de sua implementação aumentam as divisões entre os capitalistas, fortalecem novas tendências antiimperialistas e também alimentam novos alinhamentos internacionais. O colapso do modelo e o objetivo dos Estados Unidos de imporem a política neomercantilista da Alca na América Latina vêm fortalecendo um conjunto de ações políticas das parcelas mais organizadas das sociedades latino americanas, tanto nas cidades como no campo, contra os partidos políticos tradicionais e os governos neoliberais subservientes á essa política.

James Petras escreve...

Entre em contato direto com a Xamã Editora
e adquira o livro

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET