FUVEST 2002 - 1ª fase
GABARITO E COMENTÁRIO DO HISTORIANET
1) Quando, a partir do final do último século a.C., Roma conquistou o Egito, e áreas da Mesopotâmia, encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos gregos. Isto foi devido:
a) ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egípcios.
b) á colonização grega, semelhante à realizada na Sicília e Magna Grécia.
c) á expansão comercial egípcia no Mediterrâneo Oriental.
d) à dominação Persa na Grécia durante o reinado de Dario.
e) ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre o Grande.
Resposta: E
Comentário: A cultura grega (helênica), viveu três grandes processos de expansão. Os dois primeiros estão relacionados às diásporas dos séculos XII e VIII a.C. e o último ás conquistas macedônicas comandadas por Alexandre Magno, no século IV a.C. Ao formar um império, Alexandre estimulou o sincretismo cultural, dando origem a cultura helenística.
2) A prosperidade das cidades medievais (século XII a XIX), com seus mercadores e artesãos, suas universidades e catedrais, foi possível graças:
a) à diminuição do poder político dos senhores feudais sobre as comunidades camponesas que passaram a ser protegidas pela igreja.
b) à união que se estabeleceu entre o feudalismo, que dominava a vida rural, e o capitalismo, que dominava a vida urbana.
c) à subordinação econômica, com relação aos camponeses, e política, com relação aos senhores feudais.
d) ao aumento da produção agrícola feudal, decorrente tanto da incorporação de novas terras quanto de novas técnicas
e) á existência de um poder centralizado que obrigava o campo a abastecer prioritariamente os setores urbanos.
Resposta: D
Comentário: a baixa Idade Média foi um período de transição, marcado pela decadência da vida rural e ao mesmo tempo, pelo desenvolvimento das cidades e de novas atividades econômicas, como o comércio ou mesmo a produção artesanal, voltada para as necessidades de um novo (e pequeno) mercado. A produção agrícola seguiu a mesma trajetória, aumentou para abastecer as cidades que se desenvolviam, deixando, de forma lenta, a produção voltada apenas para os interesses dos servos e de seus senhores. Novas técnicas se desenvolveram, assim como a ocupação de novas áreas, principalmente através da derrubada de florestas.
3) No fim da Idade Média e inicio da Idade Moderna, o rompimento dos monopólios que os letrados mantinham sobre a cultura escrita e os clérigos sobre a religião criou uma situação nova, potencialmente explosiva. Esse rompimento deveu-se
a) aos descobrimentos e invenções cientificas.
b) á invenção da imprensa e á Reforma.
c) ao Renascimento e ao Estado absolutista.
d) ao aparecimento do alfabeto e das heresias.
e) ao humanismo e à Inquisição.
Resposta: B
Comentário: Os séculos XV e XVI marcam o início da modernidade, e esta é percebida por importantes transformações que ocorrem na Europa, como as grandes navegações e o movimento Renascentista. É neste quadro que encontramos a invenção da imprensa por Gutenberg em 1455, possibilitando maior divulgação de obras escritas e o início da Reforma Religiosa (1517, com Lutero), quebrando o monopólio que a Igreja Católica possuía sobre a cultura
4) "... cabanas ou pequenas moradias espalhadas em grande número, nas quais residem os trabalhadores empregados, cujas mulheres e filhos estão sempre ocupados, cardando, fiando etc., de forma que, não havendo desempregados, todos podem ganhar seu pão, desde o mais novo ao mais velho " Daniel Defoe, Viagem por toda a ilha da Grã-Bretanha, 1724. Essa passagem descreve o sistema de trabalho:
a) manufatureiro, no qual um empregador reúne num único local dezenas de trabalhadores.
b) da corporação de oficio, no qual os trabalhadores têm o controle dos meios de produção.
c) fabril, no qual o empresário explora o trabalha do exército industrial de reserva.
d) em domicilio, no qual todos os membros de uma família trabalham em casa e por tarefa.
e) de co-gestão, na qual todos os trabalhadores dirigem a produção.
Resposta: D
Comentário: refere-se a produção artesanal, doméstica, onde o artesão trabalha com a ajuda de familiares mas ao mesmo tempo pode recorrer ao trabalho de outros profissionais como ajudantes ou jornaleiros. Esse sistema foi predominante na Baixa Idade Média e coexistiu com as manufaturas da Idade Moderna
5) Segundo Marx e Engels, há períodos históricos em que as classes sociais em luta se encontram em tal equilíbrio de força que o poder político adquire um acentuado grau de independência em relação a elas. Foi o que aconteceu com:
a) a Monarquia absolutista, em equilíbrio entre nobreza e burguesia.
b) a Monarquia feudal, em equilíbrio entre guerreiros e camponeses.
c) o Império romano, em equilíbrio entre patrícios e plebeus.
d) o Estado soviético, em equilíbrio entre capitalistas e proletários.
e) o Estado germânico, em equilíbrio entre sacerdotes e pastores.
Resposta: A
Comentário: O absolutismo foi a característica política das principais nações européias durante a Idade Moderna. O poder do rei advinha do apoio que recebia da Burguesia, a quem concedia privilégios econômicos, da Nobreza, a quem garantia privilégios políticos e sociais e mesmo da Igreja, que procurava justificar o poder real e impedia que outras religiões se desenvolvessem no país.
6) Sobre o trabalho compulsório na América Espanhola, durante o período colonial, é possível afirmar que o mesmo
a) baseou-se na predominância da escravidão negra, como aconteceu no Brasil.
b) caracterizou-se pela escravidão continuada dos indígenas, como nas culturas incas e astecas.
c) apoiou-se em formas diversas de exploração do trabalho indígena e na escravidão negra.
d) restringiu-se a sistemas particulares de coerção como no caso da encomienda.
e) manteve um sistema organizado e dirigido pelos próprios caciques indígenas.
Resposta: C
Comentário: A importância e força da Igreja Católica na Espanha contribuiu para que a escravidão indígena fosse proibida. Essa situação fez com que os colonizadores buscassem formas alternativas para suprir a necessidade de mão-de-obra. A Mita e a Encomienda foram as fórmulas encontradas para a utilização do trabalho compulsório de comunidades indígenas. No Caribe e norte da Colômbia foi utilizada ainda a escravidão negra
7) "Minhas composições me rendem muito, posso dizer que tenho mais encomendas do que poderia atender. E, para cada coisa, tenho seis, sete editores e mais ainda se o coração mo ditar, eles não negociam mais comigo eu exijo e me pagam". Beethoven, em carta de 1801. Dessa afirmação, pode-se deduzir que Beethoven foi um artista que.
a) ao se colocar sob a proteção dos mecenas, continuou a tradição dos antecessores.
b) ao vender suas obras no mercado, tornou-se independente dos mecenas.
c) ao se independizar dos mecenas, foi repudiado pelos demais músicos clássicos.
d) ao adaptar suas composições ao gosto popular, rompeu com a música erudita.
e) ao subordinar sua arte ao melhor preço, tornou-se um músico venal e conformista
Resposta: B
Comentário: A questão é bastante abrangente e exige apenas interpretação de texto. O assunto nos remete ao mecenato, prática muito comum no renascimento, mas em outros vários períodos da história
8) "Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalho procuram ter algum lucra. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que não saiam do caminho e se amontoem." Antonil, Cultura e opulência do Brasil, 1711. O texto expressa uma atividade econômica característica:
a) do sertão nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colônia.
b) de regiões canavieiras onde se utilizava mão-de-obra disponível na entre-safra do açúcar.
c) de todo o território da América portuguesa onde era fácil obter mão-de-obra indígena e negra.
d) das regiões do nordeste, produtoras de charque, que empregavam mão-de-obra assalariada.
e) da sul da colônia, visando abastecer de carne a região açucareira do nordeste.
Resposta: A
Comentário: o texto retrata a pecuária, atividade importante, porém complementar à produção canavieira. No período açucareiro, a pecuária desenvolveu-se no interior da região nordeste e serviu para fornecer animais aos engenhos, utilizados no transporte (carro de boi) para a cana ou o açúcar já produzido, ou ainda como força motriz. Nesse período a pecuária utilizou-se do trabalho livre, de diferentes grupos étnicos.
9) No século XVIII, o governo português incorporou a maior parte da Amazônia ao seu domínio. A ampliação dessa fronteira da colônia portuguesa deveu-se:
a) aos acordos políticos entre Portugal e França.
b) às lutas de resistência das populações indígenas
c) ao inicio da exploração e exportação da borracha
d) à expulsão dos jesuítas favoráveis á dominação espanhola
e) à exploração e comercialização das drogas do sertão
Resposta: E
Comentário: a região da Amazônia nunca foi considerada com a mais importante para a economia colonial, no entanto, várias atividades econômicas contribuíram para sua ocupação, destacando-se a exploração de plantas medicinais, conhecidas como "drogas do sertão". Vale lembrar que, pelo Tratado de Tordesilhas, a maior parte da região pertencia a Espanha. Foi pelo Tratado de Madri, de 1750, que esta região foi incorporada ao Brasil.
10) "Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres.. " "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego ". Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L'Ouverture, 1801.
Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, é possível concluir que:
a) corno no Haiti, em todos os demais movimentos houve urna preocupação dominante com as aspirações populares.
b) a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.
c) na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação.
d) o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.
e) a independência do Haiti foi concedida por Napoleão Bonaparte, com base nos princípios liberais.
Resposta: B
Comentário: A independência do Haiti é considerada como um reflexo da Revolução Francesa. Durante a revolução, os jacobinos já haviam abolido a escravidão, alguns anos depois restaurada pela alta burguesia. A Independência do Haiti é considerada um movimento revolucionário, pela presença marcante das camadas populares e de escravos, que obteve não só a independência política e extinguiu a escravidão e procurou implantar a igualdade social.
11) No Brasil, tanto no Primeiro Reinado, quanto no período regencial,
a) aconteceram reformas políticas que tinham por objetivo a democratização do poder.
b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a pôr em perigo a independência.
c) disseminaram-se as idéias republicanas até a constituição de um partido político.
d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do período colonial.
e) houve tentativas de separação das províncias que puseram em perigo a unidade nacional.
Resposta: E
Comentário: Uma das principais preocupações da elite agrária brasileira foi quanto a preservação da unidade territorial após a independência. As diversidades regionais e a marginalização da maioria da sociedade, responsáveis por grandes diferenças de interesses, determinaram a eclosão de movimentos separatistas, como a Confederação do Equador (1824) ou ainda a Farroupilha e a Sabinada, já no período regencial.
12) Sobre a condição dos escravos no Brasil monárquico, è possível afirmar que eles
a) foram protagonistas de diversas rebeliões.
b) eram impedidos de constituir família.
c) sofreram a destruição completa de sua cultura.
d) concentravam-se no campo, não trabalhando nas cidades.
e) não tinham possibilidades legais de conseguir alforria.
Resposta: A
Comentário: diversas rebeliões ocorreram contra a escravidão no Brasil. As fugas e a formação de quilombos, assim como assassinatos de proprietários. As principais revoltas do período foram a Revolta dos Malês, na Bahia (1835) e a Balaida, no Maranhão (1838-41); a primeira uma rebelião de escravos de religião muçulmana e a Segunda, um grande movimento popular, com a participação de escravos e ex-escravos.
13) "A pátria, velha superstição que serve tão bem para manter os exércitos sanguinários e as polpudas negociatas; a religião, secular mentira que faz do homem um instrumento servil dos padres e dos ricos: a propriedade, instituição baseada na violência, na astúcia e que se faz passar por originariamente divina e eterna, enquanto não passa de um mero fruto do roubo". Luigi Molinari, por volta de 1900. O texto expressa idéias filiadas ao:
a) sindicalismo.
b) chauvinismo.
c) Evolucionismo
d) Anarquismo
e) positivismo
Resposta: D
Comentário: O anarquismo foi uma ideologia que surgiu no século XIX e conquistou importante espaço no meio operário. Defensora de uma sociedade igualitária, pregava a revolução que eliminaria a propriedade privada (..."um roubo") e o próprio Estado (defendem a autogestão). É importante destacar que o anarquismo se constitui em uma ideologia que não apenas nega a religião, mas desenvolveu um profundo sentimento anti-clerical
14) O processo de modernização na América Latina (1870 - 1914) está associado:
a) pluralidade de partidos políticos, à ampla participação popular e á industrialização.
b) à organização sindical, á construção de estradas de ferro e á reforma agrária.
c) às reformas urbanas, ao estimulo à cultura letrada e à chegada da eletricidade.
d) ao sufrágio universal, á vigência de leis trabalhistas e á expansão da criação de universidades.
e) ao poder crescente da Igreja, á limitação de capitais externos e á dinamização do sistema bancário.
Resposta: C
Comentário: Em países como o Brasil, Argentina, México e Chile, desenvolveu-se um processo de "modernização", marcado pelo aumento significativo do número de indústrias, desenvolvimento ferroviário e de atividades urbanas, em grande parte movidas pelo ingresso de capitais estrangeiros. No caso do Brasil destaca-se ainda o fim da escravidão e o desenvolvimento do trabalho livre.
15) É possível constatar semelhanças entre os governos de Getúlio Vargas (Brasil), Lázaro Cárdenas (México) e Juan Domingo Perón (Argentina), pois esses lideres:
a) assumiram as mesmas posições frente à 2° Guerra.
b) buscaram o apoio político das classes populares.
c) defenderam e puseram em prática idéias fascistas.
d) nacionalizaram o petróleo e as estradas de ferro.
e) chegaram ao poder por intermédio de um golpe.
Resposta: B
Comentário: os três governantes são considerados como os principais representantes do populismo, fenômeno político latino americano, que caracterizou alguns países no processo de substituição das velhas elites agrárias no poder. O líder populista apoia-se nas camadas populares urbanas, através de uma política paternalista de cooptação e manipulação e possui um discurso nacionalista e industrialista. A única alternativa possível é a letra D, apesar de Vargas não ter nacionalizado as ferrovias
16) Na década de 1950, dois países islâmicos tomaram decisões importantes: em 1951, o governo iraniano de Mossadegh decreta a nacionalização do petróleo, em 1956, o presidente egípcio, Nasser, anuncia a nacionalização do canal de Suez. Esses fatos estão associados:
a) ás lutas dos países islâmicos para se livrarem da dominação das potências Ocidentais.
b) ao combate dos países árabes contra o domínio militar norte-americano na região
c) à política nacionalista do Irã e do Egito decorrente de uma concepção religiosa fundamentalista.
d) aos acordos dos países árabes com o bloco soviético, visando á destruição do Estado de Israel.
e) á organização de um Estado unificado, controlado por religiosos islâmicos sunitas.
Resposta: A
Comentário: Após a Segunda Guerra, as potências imperialistas européias encontravam-se enfraquecidas e vários países aproveitaram a situação para a conquista da independência ou para a adoção de medidas reformistas e nacionalistas. Mohamed Mossadegh era primeiro ministro do Irã tentou promover a nacionalização do petróleo e acabou derrubado por um golpe articulado pela CIA. O líder egípcio Nasser foi responsável pala nacionalização do canal de Suez, contrariando interesses ingleses e franceses.
17) "Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o pais mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil." Manifesto dos ministros militares à Nação em 29 de agosto de 1961. Este Manifesto revela que as militares
a) estavam excluídas de qualquer poder no regime de democracia presidencial.
b) eram favoráveis á manutenção do regime democrático e parlamentarista.
c) justificavam urna possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
d) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do pais.
e) eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício
Resposta: C
Comentário: o texto demonstra a visão das forças armadas em relação a situação política do país, quando da renúncia do presidente Jânio Quadros. Já em 61 um importante setor do exército pensava na possibilidade golpista, principalmente por considerar que o vice, Jango, era um líder populista, ligado aos interesses das esquerdas. A tentativa de impedir a posse de Jango criou uma crise político-institucional, contornada com a adoção do parlamentarismo
18) A partir dos anos setenta do século XX, muitos ativistas políticos, sobretudo jovens, abandonaram os partidos tradicionais da esquerda e se engajaram em movimentos:
a) partidários, que defendem a construção de estados étnicos autônomos.
b) sociais, que lutam pelos interesses das classes médias e da globalização.
c) feministas, visando à obtenção do direito ao voto, sem distinção de sexo.
d) internacionalistas, que retornam a antiga bandeira socialista de união de todos os explorados.
e) de mobilização mais especializada, notadamente os de defesa do meio ambiente.
Resolução: E
Comentário: os anos 60 e 70 foram marcados por maior engajamento da juventude em movimentos político-partidários, em especial em grupos de esquerda, ou mesmo na luta armada. A partir da década de 80, a juventude passou a apresentar maior preocupação com as questões ambientais e aderiram a um novo modelo de engajamento, destacando-se as ONG’s
19) A caricatura de Glauco, no Folhetim de 18/11/79, critica
a) os programas televisivos que não eram submetidos á censura prévia e favoreciam a inculcação de hábitos consumistas nos telespectadores.
b) censura dos anos ditatoriais, que obrigava os donos das redes de televisão a substituírem os programas normais por comerciais.
c) a indústria cultural em crescente desenvolvimento, na época do autoritarismo, que criava hábitos e valores consumistas.
d) a mediocridade de programas televisivos durante o regime militar, submetidos a um sistema de monopólio estatal das redes de difusão.
e) a televisão comercial, corno veicula do sistema político implementado na fase da ditadura militar, para divulgar propagandas anticomunistas
Resposta: C
Comentário: Do ponto de vista cultural, a ditadura foi caracterizada pelo predomínio da censura e ao mesmo tempo pela valorização de padrões que desprezavam a formação intelectual e crítica da sociedade. Dessa maneira, a sociedade de consumo foi reforçada no período
20) De todos os ismos que o século XX herdou ou criou, há um cuja vitalidade continua a todo vapor, neste inicio de novo século, estando presente em todos os lugares e em todas as disputas, corno, por exemplo. entre israelenses e palestinos Trata-se do
a) fascismo.
b) comunismo.
c) internacionalismo.
d) nacionalismo.
e) liberalismo.
Resposta: D
Comentário: desde o século XIX o nacionalismo tornou-se agente de mobilização social e essa situação se mantêm nos dias de hoje em praticamente todos os continentes. No caso de israelenses o nacionalismo esta vinculado a criação e preservação do Estado de Israel, enquanto no caso de palestinos a questão envolve as regiões de Gaza e Cisjordânia e a formação de um Estado Independente.