HISTORIANET

Livros

Uma História dos Povos Árabes

TÍTULO: UMA HISTÓRIA DOS POVOS ÁRABES
AUTOR: ALBERT HOURANI
TRADUÇÃO: Marcos Santarita
EDITORA: Companhia da Letras


Albert Hourani nasceu em 1915, em Manchester, Inglaterra, de pais libaneses. Formou-se em Oxford, onde lecionou de 1948 a 1979. Foi professor visitante nas universidades de Chicago, Harvard e na American University em Beirute, e dirigiu o Middle East Center, em Oxford. Morreu em 1992.
Obra abrangente e minuciosa, trata do início do Islam, de todo o processo de expansão dos primeiros 100 anos promovido pelos árabes muçulmanos. Faz interessante abordagem sobre a colonização, a descolonização, os mandatos, a partilha, os movimentos de oposição, o surgimento da Fraternidade Muçulmana que representou um renascimento dos valores islâmicos diante da crescente secularização das diversas nações árabes, os nacionalismos, o pan-anarbismo de Nasser.
A explosiva situação do Oriente Médio, com os intermináveis conflitos entre israelenses, palestinos e seus vizinhos, a guerra Irã-Iraque, a guerra do Golfo, o fortalecimento do fundamentalismo islâmico - desde a Segunda Guerra, os árabes estão no centro das questões mais turbulentas de nossa época. No entanto, deles e de sua história sabemos muito pouco. É esta lacuna grave e lamentável que Uma história dos povos árabes vem sanar.
Com erudição, sensibilidade histórica e um estilo de exemplar clareza, Albert Hourani, durante décadas professor em Oxford, escreveu um livro obrigatório não apenas para os interessados nas raízes da atual crise internacional, mas para todos aqueles que têm curiosidade por uma cultura de extraordinária riqueza, cuja importância em termos mundiais só tende a aumentar.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET