HISTORIANET

Contemporânea

Trotsky foi assassinado

Leon Trotsky, revolucionário comunista, foi o segundo dirigente mais importante da Revolução Russa de 1917. Ao lado de Lênin iniciou a construção daquilo que deveria ter sido o primeiro Estado socialista no mundo.



"TROTSKY"


Trotsky nasceu em Ianovka, Ucrânia, em 1879, seu verdadeiro nome era Lev Davidovitch Bronstein, de origem judaica e de família abastada. Aos 16 anos iniciou sua participação política como social democrata, contra a autocracia czarista e dois anos depois foi preso e exilado na Sibéria. Em 1902 fugiu do exílio e em Londres conheceu Lênin. Ao voltar para a Rússia, participou ativamente da Revolução de 1905, quando foi preso novamente por liderar o soviete de São Petersburgo mas fugiu em 1907. Durante dez anos foi escritor e editor revolucionário na Europa ocidental. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi expulso da França e da Espanha, seguindo então para Nova York, E.U.A., onde recebeu a notícia da queda do czar em 1917. Retornou à Rússia onde, em Outubro (novembro pelo calendário ocidental) de1917 os bolcheviques liderados por Lênin e Trotsky, derrubam o governo provisório e o proclamam o primeiro Estado Operário da História.
Trotsky foi responsável pela organização do exército vermelho, milícia formada principalmente por operários, que foi fundamental para a tomada do poder e por sua manutenção, na luta contra "os brancos"



"Poster relativo à Guerra Civil"


De 1918 a 1921 exerce o cargo de Comissário do Povo para a Guerra. Em 1923 aprofunda-se a cisão entre Stálin e Trotsky, provocada pela crescente burocratização de Stálin e por sérias divergências políticas relacionadas a questão da autodeterminação da Geórgia. Lênin morre em 21 de janeiro de 1924, no mesmo ano começa no Comitê Central do Partido Bolchevique o processo de calúnia e difamação de Trotsky promovido por Stálin e seus 2 principais aliados Kamenev e Zinoviev.
A maioria dos livros didáticos passa a idéia de que a disputa entre Trotsky e Stálin ocorre como uma briga pessoal pelo poder, sobre o partido e sobre o Estado. Os fundamentos políticos da disputa são simplificados, envolvendo o ideal de "Revolução Permanente" de Trotsky, e a defesa da política do "socialismo em um só país" de Stálin que normalmente não são explicados ou discutidos
Em 1925 Trotsky é proibido de falar em público, em 1929 é banido da União Soviética, por ordem de Stálin.



"Foi o principal organizador do Exército Vermelho"


Vai para o exílio na Turquia onde fica até 1933 depois França até 1935, Noruega até 1937.Chega ao México em 9 de janeiro de 1937. Escreve um dos seus mais importantes livros "Programa de Transição", que é o programa de fundação da IV Internacional em 1938. A mando de Stálin é assassinado por Ramón Mercader em 1940. Trotsky deixou, na história, a imagem de um incansável batalhador pela revolução

livro     Mapa     Filme

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET