HISTORIANET

América Colônia

O Congresso de Viena

Reunido a partir do outono de 1814, teve como principal objetivo promover a reorganização territorial da Europa, após a derrota de Napoleão.
Os princiopais participantes do Congresso foram: Metternich, representando a Áustria, O Czar Alexandre II, da Rússia; o Príncipe Hadenberg da Prússia; Lord Castelereagh, pela Inglaterra, depois substituído pelo Duque de Wellington e representando a França, o Príncipe de Talleyrand. Havia ainda representantes de todas as nações européias, pois não existia uma sequer que não tivesse ali seus interesses em jogo.



Metternich


Quando foi assinada a Ata Final, em 9 de junho de 1815, percebeu-se que os propósitos iniciais do Congresso, que tinham como meta decisiva estabelecer os principios da legitimidade e da restauração, acabaram por não ser cumpridos.
Na prática, ocorreu a legitimidade do poder dos reis sobre a vontade dos povos, privilegiando os países vencedores na guerra contra Napoleão.
A Áustria reteve seu domínio sobre a Lombardia e Veneza e também sobre a maior parte de seus domínios na Polônia, juntamente com a Prússia, ficando uma parte para a Rússia. Gênova foi anexada ao Reino da Sardenha; foi confirmada a soberania da Holanda sobre a Bélgica e Luxemburgo, e a Prússia ficou com os territórios da Reno.



Mapa da Europa após o Congresso de Viena


Dentro desse quadro de divisões e anexações, destaca-se a divisão do território italiano e alemão (que deu origem a Confederação Germânica), enfraquecendo as duas regiões.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET