HISTORIANET

Mapas

A Primeira Guerra Mundial

A Primeitra Grande Guerra do marca o início do século XX e uma correlação de forças se estabelece a partir de então. Considerada como uma guerra imperialista, foi determinada pelos interesses das grandes potências industriais.

O Mapa abaixo mostra as alianças que foram estabelecidas para a Guerra, no entanto, é necessário lembrar as mudanças que ocorreram entre os membros das duas Alianças.



Entre 1878 e 1882, o Chanceler alemão Bismark promoveu uma série de acordos com a Áustria, Itália e Rússia, destacando-se o da Tríplice Aliança, envolvendo Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, com o objetivo de isolar a França.

Na virada do século a França estabeleceu acordos comerciais e políticos com a Rússia e Itália. Em 1904 foi criada a Entente Cordiale, envolvendo França e Inglaterra num acordo defensivo e, em 1908 formou-se a Tríplice Entente

A Guerra iniciou-se oficialmente em 28 de junho de 1914 com o ataque da Áustria à , Sérvia, que por sua vez contava com o apoio da Rússia.
A Alemanha declarou guerra a França e Rússia e no dia 3 de agosto invadiu a Bélgica.

A Itália não entrou na Guerra devido a divergências de interesses na região do Mar Adriático com a Áustria. Depois de uma série de contatos secretos, a Itália entrou na Guerra ao lado da Entente, tndo recebido a promessa de que, ao final da Guerra, receberia o território do Tirol e parte das colônias alemãs.

A Turquia entrou na Guerra ao lado das "potências centrais" em 29 de outubro de 1914, confrontando-se principalmente com a Rússia no Mar Negro

O mapa abaixo mostra as áreas de combates, tanto na frente ocidental como na oriental, e nos dois casos percebe-se o avanço das tropas alemãs, que na frente ocidental invadiu a Bélgica e posteriromente a França, que pretendia derrotar rapidamente. Apesar de as tropas alemãs terem se aproximado de Paris, foram derrotas na Batalha do Marne (de 5 a 10 de setembro
Note que a Itália aparece junto a Entente.



A Maior parte da Guerra ficou conhecida como Guerra de Trincheiras, maracada pelo equilibrio, principalmente na frente ocidental. Na frente oriental, os russos sofreram várias derrotas, foram forçados a entregar territ’;orios, porém mantiveram-se na Guerra até a ascensão dos Bolcheviques ao poder.

O mapa abaixo mostra as principais frentes de batalha, destacando-se as trincheiras na frente ocidental.




Mapas retirados do CD-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática.

Pesquisar em
1127 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

Enquete

Você, que fará o vestibular / ENEM neste ano, seguirá para a área:




Desafio Histórico

Atenienses e Espartanos são comparados e se destacam principalmente as diferenças. Pode-se considerar como ponto comum entre os dois povos:



COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET