HISTORIANET

Mapas

A Primeira Guerra Mundial

A Primeitra Grande Guerra do marca o início do século XX e uma correlação de forças se estabelece a partir de então. Considerada como uma guerra imperialista, foi determinada pelos interesses das grandes potências industriais.

O Mapa abaixo mostra as alianças que foram estabelecidas para a Guerra, no entanto, é necessário lembrar as mudanças que ocorreram entre os membros das duas Alianças.



Entre 1878 e 1882, o Chanceler alemão Bismark promoveu uma série de acordos com a Áustria, Itália e Rússia, destacando-se o da Tríplice Aliança, envolvendo Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, com o objetivo de isolar a França.

Na virada do século a França estabeleceu acordos comerciais e políticos com a Rússia e Itália. Em 1904 foi criada a Entente Cordiale, envolvendo França e Inglaterra num acordo defensivo e, em 1908 formou-se a Tríplice Entente

A Guerra iniciou-se oficialmente em 28 de junho de 1914 com o ataque da Áustria à , Sérvia, que por sua vez contava com o apoio da Rússia.
A Alemanha declarou guerra a França e Rússia e no dia 3 de agosto invadiu a Bélgica.

A Itália não entrou na Guerra devido a divergências de interesses na região do Mar Adriático com a Áustria. Depois de uma série de contatos secretos, a Itália entrou na Guerra ao lado da Entente, tndo recebido a promessa de que, ao final da Guerra, receberia o território do Tirol e parte das colônias alemãs.

A Turquia entrou na Guerra ao lado das "potências centrais" em 29 de outubro de 1914, confrontando-se principalmente com a Rússia no Mar Negro

O mapa abaixo mostra as áreas de combates, tanto na frente ocidental como na oriental, e nos dois casos percebe-se o avanço das tropas alemãs, que na frente ocidental invadiu a Bélgica e posteriromente a França, que pretendia derrotar rapidamente. Apesar de as tropas alemãs terem se aproximado de Paris, foram derrotas na Batalha do Marne (de 5 a 10 de setembro
Note que a Itália aparece junto a Entente.



A Maior parte da Guerra ficou conhecida como Guerra de Trincheiras, maracada pelo equilibrio, principalmente na frente ocidental. Na frente oriental, os russos sofreram várias derrotas, foram forçados a entregar territ’;orios, porém mantiveram-se na Guerra até a ascensão dos Bolcheviques ao poder.

O mapa abaixo mostra as principais frentes de batalha, destacando-se as trincheiras na frente ocidental.




Mapas retirados do CD-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática.

Pesquisar em
1132 conteúdos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

Livros

O capitalismo como religião

apresenta um recorrido por ensaios do filósofo Walter Benjamin, organizado e int

Notícias

Série refaz a trajetória de líderes da Segunda Guerra

'Guerras Mundiais', que estreia no History Channel, mostra a participação de Hit

Notícias

Vou passar no ENEM

Acompanhe as orientações e dicas para enfrenar esse desafio

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET