HISTORIANET

Livros

O Livro das Religiões

TÍTULO DO LIVRO: O LIVRO DAS RELIGIÕES
AUTORES: VICTOR HELLERN, HENRY NOTAKER, JOSTEIN GAARDER
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS

O LIVRO

A religiosidade vem se tornando um fenômeno cada vez mais complexo e conflitivo neste início de século, onde percebemos a permanência de lutas envolvendo religiosidade em várias partes do mundo e o crescimento de formas mais carismáticas de fé no ocidente cristão, principalmente no hemisfério sul subdesenvolvido.
Se por um lado todas as religiões partem de preceitos éticos que priorizam a vida e a dignidade do homem, como o equilíbrio, a fraternidade, a justiça, o perdão, a honestidade e a humildade, vemos porém, que as lutas envolvendo questões religiosas desde os primórdios da civilização, permanecem e parecem, cada vez mais distantes de uma solução civilizada. Perseguições, guerras e conflitos, ainda hoje, marcam a vida de católicos e protestantes na Irlanda do Norte, cristãos e muçulmanos nos Bálcãs, hindus e budistas no Sri Lanka, muçulmanos e hindus na Índia, além do fanatismo de seitas que provocaram suicídios coletivos na África e nos Estados Unidos, bem como outras ligadas ao terrorismo no Japão e no Oriente Médio.
Este livro estabelece uma retrospectiva comparada de todas as formas de religiosidade, situando-as historicamente e expondo suas semelhanças e diferenças. Trata-se de uma leitura simples e informativa, voltada para aqueles que desejam um panorama geral das diversas correntes das religiões existentes, inclusive das mais recentes, com seus dogmas e práticas.
No cristianismo o livro faz a distinção entre o católico-romano, o ortodoxo e as diversas correntes do protestantismo, apresentando ainda nesta versão brasileira um apêndice sobre as religiões no Brasil. Apresenta os deuses africanos. Define e contextualiza o judaísmo, o islamismo, o espiritualismo, além de caracterizar o hinduísmo, budismo, taoísmo, confucionismo e xintoísmo, oferecendo informações que permitem a atualização do leitor em termos de pluralismo religioso e diversidade cultural.

OS AUTORES

Jostein Gaarder é professor de filosofia e literatura para o ensino médio em Oslo. É autor de O Mundo de Sofia, O Dia do Curinga e Através do Espelho, entre outros.
Henry Notaker é jornalista, com experiência profissional nas áreas de cultura e política exterior. Publicou vários livros técnicos e didáticos.
Victor Hellern possui uma longa experiência como professor e diretor de escola. Escreveu livros sobre teologia e história das idéias.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET