HISTORIANET

Livros

Fazer a América

TÍTULO DO LIVRO: FAZER A AMÉRICA
AUTORES: VÁRIOS
ORGANIZADOR: BORIS FAUSTO
EDITORA: EDUSP (Editora da Universidade de São Paulo)

Agraciado com o prêmios de literatura, o livro faz um levantamento histórico da imigração em massa, proveniente da Europa e de alguns países asiáticos para a América Latina, no período que abrange as duas últimas décadas do século XIX e as três primeiras do século XX. O livro é considerado pela crítica especializada um avanço significativo, no tratamento do fenômeno migratório sob o aspecto metodológico, na medida em que busca ultrapassar o limite dos quadros nacionais, lidando com vários países da América Latina.
Embora por razões compreensíveis, o livro enfatize trabalhos que dizem respeito ao Brasil e à Argentina, seu leque de abrangência é grande, ao incluir países da costa do Pacífico - Chile e Peru - e fazer uma incursão ao Caribe, representado pelo caso de Cuba. Desse modo o organizador do volume não se prendeu apenas aos países em que os imigrantes tiveram um importante impacto social, tanto quantitativo, quanto qualitativo. Tratou-se também de situações, como a do Chile, em que o peso qualitativo dos imigrantes na vida social e econômica, não pode ser reduzido a sua limitada expressão quantitativa.
Por sua vez, a opção por enfoque preferencial nas etnias imigrantes permitirá ao leitor conhecer mais de perto um fenômeno humano de enormes proporções que redundou na chegada, às costas da América, de italianos, espanhóis, portugueses, árabes, alemães, japoneses, judeus de várias procedências etc.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET