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Unicamp 2001 - 1ª fase

Questão 1

Em 1566, Copérnico anunciava, em sua obra Sobre as revoluções das órbitas celestes:
"[...] no primeiro livro descrevo todas as posições dos astros, assim como os movimentos que atribuo à Terra, a fim de que este livro narre a constituição geral do Universo".
(Adaptado de José Gaos, História de nuestra idea del mundo. Fondo de Cultura Económica, 1992, p. 146.)

a) Em que a obra de Copérnico significou uma revolução na forma como se via o mundo comparada à da Idade Média?
b) Como o telescópio, inventado por Galileu em 1610, ajudava a confirmar as teses de Copérnico?
c) Relacione o estudo da astronomia com as grandes navegações desse período.

Resolução:
a) A obra de Copérnico, defende a teoria heliocêntrica, considerando o sol como o centro do universo e, nesse sentido, se opõe a visão medieval do geocentrismo, defendida a partir das concepções religiosas da Igreja Católica. O novo conceito defendido por Copérnico reflete a visão renascentista de mundo, caracterizada pelo racionalismo e pelo antropocentrismo, em oposição ao dogmatismo e ao teocentrismo da Idade Média.
b) A invenção do "telescópio primitivo" possibilitou uma visão e observação maior do universo, permitindo estabelecer uma melhor relação das distâncias entre os planetas e o sol.
c) O desenvolvimento científico proporcionado pelo renascimento foi aplicado à navegação e contribuiu decisivamente para para a Expansão Marítima. Podemos considerar que o Renascimento e a Expansão Marítima são dois marcos significativos do início da "modernidade" na Europa.


Questão 2

Uma jogadora de vôlei do Brasil nas Olimpíadas de Sidney fez esta declaração à imprensa:
"Agora vamos pegar as cubanas, aquelas negas, e vamos ganhar delas" (O Estado de S. Paulo, 27/09/2000). Ainda segundo o jornal: "A coordenadora do Programa dos Direitos Humanos do Instituto da Mulher Negra classifica as palavras da atacante como preconceituosas e alerta as autoridades para erradicarem esse tipo de comportamento, combatendo o racismo".


a) Compare os processos de colonização ocorridos em Cuba e no Brasil, apontando suas semelhanças.
b) Qual a atividade econômica predominante em Cuba e no Nordeste brasileiro durante a colonização e suas relações com o comércio internacional?
c) Qual a condição social dos negros no Brasil depois do fim da escravidão?

Resolução:

a) Nas duas regiões a colonização foi "de exploração", baseada na estrutura tradicional de produção: Latifúndio, monocultor, exportador, com mão-de-obra escrava de origem africana.
b) Nas duas colônias predominou a produção canavieira, destinada a abastecer a Europa dessa rara especiaria: o açúcar.
c) A abolição não foi acompanhada pela preocupação social, nem com a inserção do negro no mercado de trabalho. Dessa maneira a população negra continuou a sofrer forte discriminação racial e foi marginalizada economicamente.

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