HISTORIANET

Livros

História em Manchete - Na Virada do Século

História em Manchete - Na Virada do Século
Os coordenadores do Historianet, professores Claudio Recco e Gabriel Bandouk, lançaram no final de 2000 o livro História em Manchete -- Na Virada do Século, que reconstitui importantes momentos da história, a partir dos principais acontecimentos que marcaram o último ano do século XX, com uma linguagem simples e de fácil compreensão.

TÍTULO: História em Manchete -- Na Virada do Século
AUTORES: Claudio B. Recco e Gabriel L. Bandouk
EDITORA: Xamã Editora

Este trabalho foi realizado para servir como um estudo complementar dos principais acontecimentos históricos ocorridos no último ano do século XX. Acreditando que os temas aqui tratados já façam parte da história e durante muito tempo venham a ser explorados pelos exames vestibulares, partiremos sempre de assuntos atuais, para voltar ao passado mais remoto, esperando contribuir para uma abordagem mais dinâmica e atrativa da história. Os textos que se encontram nesta obra foram elaborados inicialmente para o HISTORIANET, e reformulados para esta edição impressa.
Até meados dos anos 70, tanto no ensino fundamental quanto no médio, o estudo de história ainda era secundário em relação a matérias como português, ciências exatas e biológicas, num período em que os pais esperavam que seus filhos ingressassem nas prestigiadas faculdades de Medicina, Engenharia ou Direito. Uma história, cujo método era, muitas vezes, dirigido por questionários, cabendo ao aluno decorar nomes de personagens, de batalhas, de tratados, de dinastias, datas e fatos. Essa postura induziu gerações de estudantes a considerar a história como uma disciplina pouco atrativa, por isso não era de estranhar sua impopularidade, sendo que para a maioria dos alunos, não passava de um penoso exercício de memorização desprovido de qualquer interesse.
Tal concepção educativa refletia uma postura extremamente reacionária no ensino das ciências humanas, que estava de acordo com o pensamento político da época e tornou-se ultrapassada com a abertura política que integrou o processo de redemocratização vivido pelo país nos anos 80. O surgimento de outros cursos na área de humanidades e o crescimento dos mais tradicionais, como o de direito, vieram acompanhados de um expressivo aumento de concorrência ao ingresso nesses cursos e na conseqüente valorização do ensino de História.

VEJA A NOVA EDIÇÃO

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET