HISTORIANET

Livros

A Guerra Civil Espanhola

LIVRO INDICADO: A GUERRA CIVIL ESPANHOLA
AUTOR: JOSÉ CARLOS MEIHY E CLÁUDIO BERTOLLI FILHO
COLEÇÃO: HISTÓRIA EM MOVIMENTO
EDITORA: ÁTICA

Há cerca de sessenta anos, quando iniciava-se a Segunda Guerra Mundial, terminava a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), deixando a nação ibérica arrasada e governada por uma ditadura fascista, o franquismo.
Para analisar a Guerra Civil Espanhola, o livro inicialmente focaliza a história mais recente da Espanha, partindo das eleições municipais de abril de 1931, que deram a vitória para coalizão de republicanos e socialistas nas principais cidades do país.
O texto prossegue mostrando a queda da Monarquia e a proclamação da República, além de discutir a posição de instituições como a Igreja e o Exército nas lutas políticas e nas reformas sociais que antecedem o golpe de Francisco Franco e a própria guerra civil.
O desenvolvimento da guerra, com seus principais acontecimentos e personagens e a internacionalização do conflito, são os pontos mais valorizados pelo texto que aborda também a reforma franquista, as atrocidades e a cultura, onde vale destacar o assassinato do poeta Federico Garcia Lorca pelas forças de Franco e a destruição da pequena cidade basca de Guernica pelos aviões nazistas, que inspirou tragicamente a reação artística de Pablo Picasso na produção de sua mais conhecida obra, denominada "Guernica" em 1937.
A situação da América Latina com a Guerra Civil Espanhola e o franquismo são analisados para conclusão do livro.
Além de ser considerada como um ensaio para Segunda Grande Guerra, a Guerra Civil Espanhola foi um conflito político-ideológico entre fascistas e anti-fascistas (liderados pelos socialistas), que dilacerou o país, deixando mais de um milhão de mortos, sendo uma referência obrigatória para o estudo da História Contemporânea.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET