A Guerra Civil Espanhola
LIVRO INDICADO: A GUERRA CIVIL ESPANHOLA
AUTOR: JOSÉ CARLOS MEIHY E CLÁUDIO BERTOLLI FILHO
COLEÇÃO: HISTÓRIA EM MOVIMENTO
EDITORA: ÁTICA

Há cerca de sessenta anos, quando iniciava-se a Segunda Guerra Mundial, terminava a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), deixando a nação ibérica arrasada e governada por uma ditadura fascista, o franquismo.
Para analisar a Guerra Civil Espanhola, o livro inicialmente focaliza a história mais recente da Espanha, partindo das eleições municipais de abril de 1931, que deram a vitória para coalizão de republicanos e socialistas nas principais cidades do país.
O texto prossegue mostrando a queda da Monarquia e a proclamação da República, além de discutir a posição de instituições como a Igreja e o Exército nas lutas políticas e nas reformas sociais que antecedem o golpe de Francisco Franco e a própria guerra civil.
O desenvolvimento da guerra, com seus principais acontecimentos e personagens e a internacionalização do conflito, são os pontos mais valorizados pelo texto que aborda também a reforma franquista, as atrocidades e a cultura, onde vale destacar o assassinato do poeta Federico Garcia Lorca pelas forças de Franco e a destruição da pequena cidade basca de Guernica pelos aviões nazistas, que inspirou tragicamente a reação artística de Pablo Picasso na produção de sua mais conhecida obra, denominada "Guernica" em 1937.
A situação da América Latina com a Guerra Civil Espanhola e o franquismo são analisados para conclusão do livro.
Além de ser considerada como um ensaio para Segunda Grande Guerra, a Guerra Civil Espanhola foi um conflito político-ideológico entre fascistas e anti-fascistas (liderados pelos socialistas), que dilacerou o país, deixando mais de um milhão de mortos, sendo uma referência obrigatória para o estudo da História Contemporânea.