Deusas e Adivinhas
TÍTULO: DEUSAS E ADIVINHAS
AUTOR: Santiago Montero
EDITORA: Musa Editora
Tradução: Nelson Canabarro

Quando em 1990 concluiu a monografia Política y advinación en el Bajo Imperio Romano: emperadores y harúspices, chamou a atenção do autor a quase total ausência de nomes femininos.
Depois de descobrir esse vazio bibliográfico sobre as relações da mulher romana com a adivinhação de sua época, o autor iniciou um trabalho de investigação cujos resultados foi dando a conhecer tanto em seus últimos cursos de doutorado, como em vários artigos publicados em diversas revistas dessa especialidade. Tudo culminando, assim, com este livro, o primeiro sobre o tema.
Seu trabalho parte, metodologicamente, de um pressuposto poucas vezes considerado: as profundas diferenças existentes entre a adivinhação grega e a romana, inclusive quando Roma, nos finais da República, submete o Mediterrâneo a seu domínio. O autor considera que um estudo destas caraterísticas não pode jamais abordar conjuntamente as práticas adivinhatórias da mulher grega e da romana, já que nas duas partes do Império - a greco-oriental e a ocidental - as formas de adivinhação e a condição social da mulher foram muito diferentes e inclusive, em alguns aspectos, antagônicas.
Também procurou ter presente alguns critérios que lhe pareciam fundamentais para uma melhor compreensão do problema: o status social da mulher, a contraposição das práticas adivinhatórias femininas com as masculinas e, sobretudo, a evolução diacrônica.
Diferentemente do que acontece com outros trabalhos seus, procurou que o presente livro chegasse ao maior número possível de leitores, pressupondo neles poucos conhecimentos e incluindo a tradução dos trechos dos textos clássicos.