HISTORIANET

Livros

Deusas e Adivinhas

TÍTULO: DEUSAS E ADIVINHAS
AUTOR: Santiago Montero
EDITORA: Musa Editora

Tradução: Nelson Canabarro

Quando em 1990 concluiu a monografia Política y advinación en el Bajo Imperio Romano: emperadores y harúspices, chamou a atenção do autor a quase total ausência de nomes femininos.
Depois de descobrir esse vazio bibliográfico sobre as relações da mulher romana com a adivinhação de sua época, o autor iniciou um trabalho de investigação cujos resultados foi dando a conhecer tanto em seus últimos cursos de doutorado, como em vários artigos publicados em diversas revistas dessa especialidade. Tudo culminando, assim, com este livro, o primeiro sobre o tema.
Seu trabalho parte, metodologicamente, de um pressuposto poucas vezes considerado: as profundas diferenças existentes entre a adivinhação grega e a romana, inclusive quando Roma, nos finais da República, submete o Mediterrâneo a seu domínio. O autor considera que um estudo destas caraterísticas não pode jamais abordar conjuntamente as práticas adivinhatórias da mulher grega e da romana, já que nas duas partes do Império - a greco-oriental e a ocidental - as formas de adivinhação e a condição social da mulher foram muito diferentes e inclusive, em alguns aspectos, antagônicas.
Também procurou ter presente alguns critérios que lhe pareciam fundamentais para uma melhor compreensão do problema: o status social da mulher, a contraposição das práticas adivinhatórias femininas com as masculinas e, sobretudo, a evolução diacrônica.
Diferentemente do que acontece com outros trabalhos seus, procurou que o presente livro chegasse ao maior número possível de leitores, pressupondo neles poucos conhecimentos e incluindo a tradução dos trechos dos textos clássicos.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET