HISTORIANET

Livros

Brasil: Anos 60

TÍTULO: BRASIL: ANOS 60
AUTOR: JOSÉ GERALDO COUTO
EDITORA: ÁTICA

O golpe militar de 1964 iniciou mais de duas décadas de ditadura com apoio de diversos setores conservadores, passando pelo empresariado, latifundiários e empresas estrangeiras, estendendo-se por jornais conservadores até a Igreja Católica.
Substituindo o populismo decadente pela ditadura que dizia ter a missão de estabilizar o país, acabando com a corrupção e subversão, o que vimos nesses 20 anos porém, foi a opressão, o aumento da dependência econômica e o crescimento da dívida externa.
O presente livro mostra os antecedentes do golpe e os cinco primeiros anos da ditadura militar, através do cotidiano da família do personagem Márcio Correia. "É importante ressaltar que a história que você vai ler continua se desenrolando. Muitos dos seus participantes estão ainda presentes na cultura, na política, na religião, nas comunicações, nas forças armadas desempenhando papéis importantes na vida do país. Isso comprova a idéia de que a História não é uma coleção de fatos passados, distantes de nós, mas sim um processo vivo e contínuo, em que todos estão incluídos como personagens."

O livro indicado faz parte da coleção O Cotidiano da História da Editora Ática.
O autor, José Geraldo Couto, é formado em História e Jornalismo pela Universidade de São Paulo e atualmente (ano 2000), publica artigos semanais no jornal Folha de São Paulo.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET