HISTORIANET

Livros

Guerra e Poder na sociedade feudal

TÍTULO: GUERRA E PODER NA SOCIEDADE FEUDAL
AUTOR: CYRO DE BARROS REZENDE FILHO
COLEÇÃO: HISTÓRIA EM MOVIMENTO
EDITORA: ÁTICA

O livro aborda a formação do feudalismo na Europa, através de uma perspectiva que valoriza as relações entre a nobreza guerreira e as estruturas sociais e políticas que marcaram a idade média. A presença da guerra é valorizada pelo texto ao longo dos mil anosos mil anos de idade média. Entre os séculos V e VII com a guerra dos homens livres, entre os séculos VIII e XI com a guerra entre os vassalos do senhor, nos séculos X e XI com a guerra dos vassalos e dos senhores, nos séculos XII e XIII com a guerra dos cavaleiros e finalmente nos séculos XIV e XV com a guerra dos cavaleiros e dos soldados
Analisando as particularidades regionais das várias áreas européias, o livro fornece uma visão dinâmica das transformações e das fases pelas quais o período passou. Nas relações entre guerra e poder, é necessário compreender como os guerreiros puderam impor-se a uma sociedade que sofreu seguidas transformações e dominá-la por quase mil anos.
É dessa relação entre a prática da guerra e o exercício do poder durante a idade média que se ocupa este livro. Uma relação dinâmica e profundamente reveladora da própria natureza e evolução do feudalismo.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET