Guerra e Poder na sociedade feudal
TÍTULO: GUERRA E PODER NA SOCIEDADE FEUDAL
AUTOR: CYRO DE BARROS REZENDE FILHO
COLEÇÃO: HISTÓRIA EM MOVIMENTO
EDITORA: ÁTICA

O livro aborda a formação do feudalismo na Europa, através de uma perspectiva que valoriza as relações entre a nobreza guerreira e as estruturas sociais e políticas que marcaram a idade média. A presença da guerra é valorizada pelo texto ao longo dos mil anosos mil anos de idade média. Entre os séculos V e VII com a guerra dos homens livres, entre os séculos VIII e XI com a guerra entre os vassalos do senhor, nos séculos X e XI com a guerra dos vassalos e dos senhores, nos séculos XII e XIII com a guerra dos cavaleiros e finalmente nos séculos XIV e XV com a guerra dos cavaleiros e dos soldados
Analisando as particularidades regionais das várias áreas européias, o livro fornece uma visão dinâmica das transformações e das fases pelas quais o período passou. Nas relações entre guerra e poder, é necessário compreender como os guerreiros puderam impor-se a uma sociedade que sofreu seguidas transformações e dominá-la por quase mil anos.
É dessa relação entre a prática da guerra e o exercício do poder durante a idade média que se ocupa este livro. Uma relação dinâmica e profundamente reveladora da própria natureza e evolução do feudalismo.