HISTORIANET

Livros

1964: A Revolução para inglês ver


TÍTULO: 1964: A Revolução para inglês ver
AUTORES: Geraldo Cantarino
EDITORA: Mauad Editora

Por mais de 30 anos a visão britânica sobre o golpe militar de 1964 ficou guardada em segredo, num arquivo público nos arredores de Londres. Esta visão, recheada de documentos confidenciais, mensagens urgentes e relatórios secretos enviados no calor dos acontecimentos por diplomatas britânicos em missão no país para o Governo de Sua Majestade, foi recentemente liberada na Inglaterra e, agora, também está à disposição no Brasil através do livro "1964 - a Revolução para Inglês Ver".
Este olhar internacional - com a repercussão do golpe, segundo relatos dos diplomatas britânicos, também em Washington, Moscou, Pequim, Havana, Paris e Praga, entre outras capitais - sobre um dos momentos mais dramáticos da história recente do Brasil passa não só pelos fatos como pelos políticos e governantes brasileiros. Nomes como João Goulart, marechal Castelo Branco, Carlos Lacerda, Ademar de Barros, Luís Carlos Prestes, Leonel Brizola e Miguel Arraes são radiografados e o resultado... os ingleses viram.
Impressionantes pela riqueza de detalhes e expressões utilizadas, tanto o conjunto de documentos e relatórios quanto os perfis traçados mostram, a fundo, como a história do Brasil foi contada por ingleses... para inglês ver. E o que a seleção feita e traduzida pelo jornalista Geraldo Cantarino mostra é que o inglês viu bem mais do que se imaginou. Venda de mísseis para o Brasil, mensagens sobre plano de João Goulart para se perpetuar no poder e esquema de apoio nas informações dos ingleses aos americanos, tratados em relatórios como aliados, são algumas das muitas revelações para, agora, brasileiro ver.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET