1964: A Revolução para inglês ver

TÍTULO: 1964: A Revolução para inglês ver
AUTORES: Geraldo Cantarino
EDITORA: Mauad Editora
Por mais de 30 anos a visão britânica sobre o golpe militar de 1964 ficou guardada em segredo, num arquivo público nos arredores de Londres. Esta visão, recheada de documentos confidenciais, mensagens urgentes e relatórios secretos enviados no calor dos acontecimentos por diplomatas britânicos em missão no país para o Governo de Sua Majestade, foi recentemente liberada na Inglaterra e, agora, também está à disposição no Brasil através do livro "1964 - a Revolução para Inglês Ver".
Este olhar internacional - com a repercussão do golpe, segundo relatos dos diplomatas britânicos, também em Washington, Moscou, Pequim, Havana, Paris e Praga, entre outras capitais - sobre um dos momentos mais dramáticos da história recente do Brasil passa não só pelos fatos como pelos políticos e governantes brasileiros. Nomes como João Goulart, marechal Castelo Branco, Carlos Lacerda, Ademar de Barros, Luís Carlos Prestes, Leonel Brizola e Miguel Arraes são radiografados e o resultado... os ingleses viram.
Impressionantes pela riqueza de detalhes e expressões utilizadas, tanto o conjunto de documentos e relatórios quanto os perfis traçados mostram, a fundo, como a história do Brasil foi contada por ingleses... para inglês ver. E o que a seleção feita e traduzida pelo jornalista Geraldo Cantarino mostra é que o inglês viu bem mais do que se imaginou. Venda de mísseis para o Brasil, mensagens sobre plano de João Goulart para se perpetuar no poder e esquema de apoio nas informações dos ingleses aos americanos, tratados em relatórios como aliados, são algumas das muitas revelações para, agora, brasileiro ver.