HISTORIANET

Livros

Islamismo, de Maomé a nossos dias

TÍTULO: ISLAMISMO, DE MAOMÉ A NOSSOS DIAS
AUTORA: NEUZA NEIF NABHAN
COLEÇÃO: AS RELIGIÕES NA HISTÓRIA
EDITORA: ÁTICA

Esta coleção traça uma análise das mais importantes religiões do mundo, situando-as em seus respectivos contextos, para que o estudante entenda as práticas e dogmas de cada corrente, através de uma perspectiva histórica. Buscando compreender as manifestações religiosas de forma mais ampla, deve-se sempre procurar uma total integração das mesmas com a realidade social e com a própria estrutura de poder que caracteriza um determinado contexto histórico.
O livro em questão faz uma retrospectiva histórico-religiosa do Islamismo desde a Arábia pré-islâmica, focalizando sua sociedade e seu espaço geográfico. O primeiro capítulo analisa a trajetória do profeta Maomé, o Alcorão e a Suna, além da dimensão religiosa social e política do Islão.
O segundo capítulo relata a formação e estrutura da sociedade do Islão, com destaques para os califados as rotas de comércio, a arte e a formação das cidades. O capítulo seguinte mostra o pensamento islâmico, através das ciências tradicionais do Islão e do encontro com outras culturas, destacando-se o movimento cultural na Espanha muçulmana.
Do quarto ao sexto capítulo a ênfase do texto é para expansão do Islamismo e seu contato com outras civilizações, destacando-se os impérios seljúquida, mongol e otomano, além do sultanato mameluco.
No último capítulo, o texto retrata o Islamismo nas últimas décadas do século XX, com o retorno aos seus fundamentos, destacando por fim, a prática do Islamismo no mundo cristão e em particular no Brasil.
Ao longo do século XX, o Islamismo foi a religião que mais cresceu no mundo, sendo hoje superada em número de adeptos, apenas pelo cristianismo. No mundo ocidental é interessante destacar o avanço do Islamismo entre a população negra norte-americana que nos anos 50 e 60 encontrou em seus princípios e em sua prática mais simples, condições mais imediatas para combater o racismo.

Nessas últimas décadas muitos acontecimentos que marcaram a História, infelizmente na maioria das vezes de forma trágica, somente serão compreendidos em sua dinâmica se levarmos em conta a dimensão cultural do Islamismo, o que torna quase que obrigatório o conhecimento mais amplo desse tema.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET