Islamismo, de Maomé a nossos dias

TÍTULO: ISLAMISMO, DE MAOMÉ A NOSSOS DIAS
AUTORA: NEUZA NEIF NABHAN
COLEÇÃO: AS RELIGIÕES NA HISTÓRIA
EDITORA: ÁTICA
Esta coleção traça uma análise das mais importantes religiões do mundo, situando-as em seus respectivos contextos, para que o estudante entenda as práticas e dogmas de cada corrente, através de uma perspectiva histórica. Buscando compreender as manifestações religiosas de forma mais ampla, deve-se sempre procurar uma total integração das mesmas com a realidade social e com a própria estrutura de poder que caracteriza um determinado contexto histórico.
O livro em questão faz uma retrospectiva histórico-religiosa do Islamismo desde a Arábia pré-islâmica, focalizando sua sociedade e seu espaço geográfico. O primeiro capítulo analisa a trajetória do profeta Maomé, o Alcorão e a Suna, além da dimensão religiosa social e política do Islão.
O segundo capítulo relata a formação e estrutura da sociedade do Islão, com destaques para os califados as rotas de comércio, a arte e a formação das cidades. O capítulo seguinte mostra o pensamento islâmico, através das ciências tradicionais do Islão e do encontro com outras culturas, destacando-se o movimento cultural na Espanha muçulmana.
Do quarto ao sexto capítulo a ênfase do texto é para expansão do Islamismo e seu contato com outras civilizações, destacando-se os impérios seljúquida, mongol e otomano, além do sultanato mameluco.
No último capítulo, o texto retrata o Islamismo nas últimas décadas do século XX, com o retorno aos seus fundamentos, destacando por fim, a prática do Islamismo no mundo cristão e em particular no Brasil.
Ao longo do século XX, o Islamismo foi a religião que mais cresceu no mundo, sendo hoje superada em número de adeptos, apenas pelo cristianismo. No mundo ocidental é interessante destacar o avanço do Islamismo entre a população negra norte-americana que nos anos 50 e 60 encontrou em seus princípios e em sua prática mais simples, condições mais imediatas para combater o racismo.
Nessas últimas décadas muitos acontecimentos que marcaram a História, infelizmente na maioria das vezes de forma trágica, somente serão compreendidos em sua dinâmica se levarmos em conta a dimensão cultural do Islamismo, o que torna quase que obrigatório o conhecimento mais amplo desse tema.