HISTORIANET

Livros

Às armas cidadãos

AUTORES: NILSE WINK OSTERMAN E IOLE CARRETA KUNZE
COLEÇÃO: HISTÓRIA GERAL EM DOCUMENTOS
EDITORA: ATUAL

Na coleção História Geral em Documentos, voltada para estudantes do ensino médio, o aspecto mais significativo é a ampla utilização de documentos na organização e no desenvolvimento dos assuntos de cada livro.

Dessa forma, os leitores terão oportunidade de um contato mais direto e vibrante com o fazer histórico de cada época. Além disso, percebendo como o autor organiza e interpreta os documentos - e, mais ainda, percebendo ele próprio os exercícios propostos - o estudante terá condições de conhecer um pouco mais a linguagem e os princípios do trabalho do historiador.

O livro analisa a revolução francesa desde os antecedentes, incluindo-se aí os princípios liberais e iluministas, até o golpe do "18 brumário" que levou Napoleão Bonaparte ao poder.
Utilizando documentos oficiais e não oficiais (literatura, arte, arquivos, jornais, revistas, relatos pessoais, cartografia etc.), as autoras deste livro reconstituíram o Antigo Regime na França da Segunda metade do século XVIII e a Revolução Francesa de 1789.

No capítulo 1 - "Preparando a Revolução"- o livro descreve a mentalidade os interesses e a ação dos grupos sociais franceses que viviam nessa época. O capítulo 2 aborda a primeira etapa da revolução, chamada de "fase burguesa", onde a França evolui de uma monarquia absolutista, para uma monarquia constitucional, com Luiz XVI permanecendo como rei, mas com poderes limitados.

O último capítulo apresenta a Primeira República Francesa, nos governos da "Convenção Nacional" e do "Diretório", representando respectivamente os interesses da pequena burguesia aliada ao povo e da alta burguesia, que assegura para si as principais conquistas revolucionárias, consolidadas por Napoleão Bonaparte.

Pesquisar em
1124 conteúdos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

Livros

O capitalismo como religião

apresenta um recorrido por ensaios do filósofo Walter Benjamin, organizado e int

Notícias

Série refaz a trajetória de líderes da Segunda Guerra

'Guerras Mundiais', que estreia no History Channel, mostra a participação de Hit

Notícias

Vou passar no ENEM

Acompanhe as orientações e dicas para enfrenar esse desafio

Enquete

Você, que fará o vestibular / ENEM neste ano, seguirá para a área:




Desafio Histórico

Atenienses e Espartanos são comparados e se destacam principalmente as diferenças. Pode-se considerar como ponto comum entre os dois povos:



COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET