HISTORIANET

Livros

Às armas cidadãos

AUTORES: NILSE WINK OSTERMAN E IOLE CARRETA KUNZE
COLEÇÃO: HISTÓRIA GERAL EM DOCUMENTOS
EDITORA: ATUAL

Na coleção História Geral em Documentos, voltada para estudantes do ensino médio, o aspecto mais significativo é a ampla utilização de documentos na organização e no desenvolvimento dos assuntos de cada livro.

Dessa forma, os leitores terão oportunidade de um contato mais direto e vibrante com o fazer histórico de cada época. Além disso, percebendo como o autor organiza e interpreta os documentos - e, mais ainda, percebendo ele próprio os exercícios propostos - o estudante terá condições de conhecer um pouco mais a linguagem e os princípios do trabalho do historiador.

O livro analisa a revolução francesa desde os antecedentes, incluindo-se aí os princípios liberais e iluministas, até o golpe do "18 brumário" que levou Napoleão Bonaparte ao poder.
Utilizando documentos oficiais e não oficiais (literatura, arte, arquivos, jornais, revistas, relatos pessoais, cartografia etc.), as autoras deste livro reconstituíram o Antigo Regime na França da Segunda metade do século XVIII e a Revolução Francesa de 1789.

No capítulo 1 - "Preparando a Revolução"- o livro descreve a mentalidade os interesses e a ação dos grupos sociais franceses que viviam nessa época. O capítulo 2 aborda a primeira etapa da revolução, chamada de "fase burguesa", onde a França evolui de uma monarquia absolutista, para uma monarquia constitucional, com Luiz XVI permanecendo como rei, mas com poderes limitados.

O último capítulo apresenta a Primeira República Francesa, nos governos da "Convenção Nacional" e do "Diretório", representando respectivamente os interesses da pequena burguesia aliada ao povo e da alta burguesia, que assegura para si as principais conquistas revolucionárias, consolidadas por Napoleão Bonaparte.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET