Às armas cidadãos

AUTORES: NILSE WINK OSTERMAN E IOLE CARRETA KUNZE
COLEÇÃO: HISTÓRIA GERAL EM DOCUMENTOS
EDITORA: ATUAL
Na coleção História Geral em Documentos, voltada para estudantes do ensino médio, o aspecto mais significativo é a ampla utilização de documentos na organização e no desenvolvimento dos assuntos de cada livro.
Dessa forma, os leitores terão oportunidade de um contato mais direto e vibrante com o fazer histórico de cada época. Além disso, percebendo como o autor organiza e interpreta os documentos - e, mais ainda, percebendo ele próprio os exercícios propostos - o estudante terá condições de conhecer um pouco mais a linguagem e os princípios do trabalho do historiador.
O livro analisa a revolução francesa desde os antecedentes, incluindo-se aí os princípios liberais e iluministas, até o golpe do "18 brumário" que levou Napoleão Bonaparte ao poder.
Utilizando documentos oficiais e não oficiais (literatura, arte, arquivos, jornais, revistas, relatos pessoais, cartografia etc.), as autoras deste livro reconstituíram o Antigo Regime na França da Segunda metade do século XVIII e a Revolução Francesa de 1789.
No capítulo 1 - "Preparando a Revolução"- o livro descreve a mentalidade os interesses e a ação dos grupos sociais franceses que viviam nessa época. O capítulo 2 aborda a primeira etapa da revolução, chamada de "fase burguesa", onde a França evolui de uma monarquia absolutista, para uma monarquia constitucional, com Luiz XVI permanecendo como rei, mas com poderes limitados.
O último capítulo apresenta a Primeira República Francesa, nos governos da "Convenção Nacional" e do "Diretório", representando respectivamente os interesses da pequena burguesia aliada ao povo e da alta burguesia, que assegura para si as principais conquistas revolucionárias, consolidadas por Napoleão Bonaparte.