HISTORIANET

Livros

Do Feudalismo ao Capitalismo: Transições

TÍTULO DO LIVRO: DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO: TRANSIÇÕES
AUTOR : SAMUEL SÉRGIO SALINAS
COLEÇÃO : DISCUTINDO A HISTÓRIA
EDITORA : ATUAL

O estudante que não se preocupar hoje com uma visão mais dinâmica da História, dificilmente terá êxito em exames de vestibulares mais conceituados. Provas como as da FUVEST, PUC, UNICAMP e UNESP, só para citar algumas, exigem uma postura mais reflexiva do candidato, tanto nas questões de múltipla escolha, como nas dissertativas.

A seção "LIVROS" da HISTORIANET é composta por indicações e comentários de livros, escritos por conceituados historiadores, sobre os mais variados temas da História. Destina-se não só ao estudante do ensino médio e vestibulando, como também a todo jovem com interesse em ampliar seu conhecimento histórico, aprofundando aquele ponto que ficou muito condensado e foi pouco explorado na escola. Nesse sentido foram escolhidos criteriosamente os principais temas da História, apresentados numa linguagem adequada à compreensão dos jovens, propiciando leituras atraentes, capazes de enriquecer o conhecimento e estimular a reflexão.

A coleção "Discutindo a História" da editora Atual é composta por pequenos livros paradidáticos (cerca de 50 páginas cada), que apresentam para o estudante um amplo painel da história universal através de temas, desenvolvidos por diversos autores, possibilitando uma ótima leitura de apoio para estudantes do ensino médio e vestibulandos que queiram um enfoque um pouco diferenciado daquele que caracteriza a maioria dos livros didáticos e apostílas de cursinhos.

Os momentos de transição na História são revolucionários e por isso fundamentais para compreensão do processo histórico. São assinalados por mudanças qualitativas nas condições de vida, determinando uma ruptura com o passado decadente e o início de um novo modo de produção e uma nova etapa da História.

O livro indicado retrata a transição do feudalismo para o capitalismo, fazendo uma análise anterior do próprio feudalismo, para somente depois mostrar sua crise, concomitante ao nascimento do capitalismo.

A reabertura do mar Mediterrâneo com as Cruzadas, o renascimento urbano e comercial, a projeção da burguesia, o nascimento dos Estados Nacionais, além do contexto cultural-religioso marcado pelo renascimento e reforma protestante, são acontecimentos que integram este momento de transformações. O livro ainda destaca em seu último capítulo, a expansão ultramarina e a montagem do antigo sistema colonial no novo mundo, fatos que também caracterizam a passagem da Idade Média para Moderna.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET